Sophia @princesinhamt
Eventos

Uma Canção de Natal: Descubra a Maravilhosa Obra do Século 19 que Celebra o Espírito Natalino

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A obra “Uma Canção de Natal”, do renomado escritor inglê Charles Dickens, é a estrela do último “Tá Lendo o quê?” de 2023, apresentado pela repórter Vivian Krajewski, e que vai ao ar toda sexta-feira na Morena FM e no Primeira Página.

OUÇA ABAIXO O EPISÓDIO COMPLETO SOBRE “UMA CANÇÃO DE NATAL” 🎧

UMA CANCAO DE NATAL
Capa do “Uma Canção de Natal”.

Uma Canção de Natal

Em dezembro de 1843, Charles lançou a obra de 134 páginas. O autor faz uma crítica a quem é mais individualista no Natal. Além disso, ele propõe mais solidariedade e empatia ao próximo. Tudo de uma forma leve do começo ao fim.

“Ele [Charles Dickens] queria fazer uma espécie de reflexão a respeito dessa época do ano, e ele não escreveu de uma maneira crítica, no sentido de crítica (…) mas a atitude de algumas pessoas que não se apropriavam do Natal como um momento de ajuda ao próximo e de solidariedade”.

Elton Furlanetto, professor de da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

A obra é o primeiro dos 5 livros sobre o Natal que foi publicado no século 19. O personagem principal é Scrooge, uma pessoa fria que não gostava dessa época do ano.

“É um personagem bastante frio, bastante egoísta, bastante apegado ao seu dinheiro. Ele tinha um sócio, esse sócio já morreu, e ele foi a única pessoa que sobrou, que ficou com o herdeiro desse sócio. Esse sócio aparece como espírito para mostrar para ele o tipo de punição que ele teria por ser uma pessoa bastante egoísta. Com todas essas experiências sobrenaturais, ele [Scrooge] vai se modificando, e no final da história a gente tem ali um final feliz”.

Professor Elton

Além de adaptações cinematográficas, “Uma Canção de Natal” também está em quadrinhos e séries animadas. As reflexões ao espírito natalino, são bem presentes.

“Eu acho que tem adaptações muito legais. Em 2017, 2018 saiu o filme “O homem que inventou o Natal”, que conta um pouquinho da história da criação dessa , mas sempre o coração da história está ali colocada: uma pessoa que, às vezes, não dá atenção às pessoas amadas por uma questão de foco no trabalho, ou outras questões. E aí sempre acontece algum tipo de transformação sobrenatural, algum tipo de visita, eue vai mostrar para a pessoa, vai tirar a pessoa da sua própria vida, mostrar para ela, como um filme, o que está acontecendo e fazer a pessoa refletir de alguma maneira”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.