Grandes clubes exigem jogadores de alto nível em campo e por aqui, 50 jovens atletas cuiabanos sonham em competir profissionalmente. Eles passaram por uma seleção criteriosa e desde março deste ano, integram o projeto Revelação MT, lançado oficialmente nesta semana, na sala de Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Investir na formação técnica e educacional dos jogadores de futebol, nascidos em famílias de baixa renda, ganhou adesão do presidente da ALMT, deputado Botelho (União Brasil). A novidade já tem fila de espera.
Outros 150 jovens, na faixa etária de 11 a 17 anos, aguardam acesso à preparação de alto desempenho.
As famílias dos novos jogadores de futebol compareceram para celebrar a formalização da parceria entre Associação dos Servidores do Legislativo Estadual e Municipal (Aslem), ALMT e a empresa Staff Sports BR, que atua no gerenciamento da carreira dos participantes. “É muito satisfatório poder contribuir com um projeto de inclusão social, diminuindo a criminalidade, tirando meninos das ruas e levando para sala de aula. Pois se não tiver frequência escolar, não poderá treinar habilidades com a bola e usufruir de todo aparato que a proposta oferece”, disse Botelho.
Botelho tem compromisso com projeto Revelação MT, que investe no futebol e já atende 50 cuiabanos
Após o lançamento do projeto Revelação MT, o estudante Victor Costa Lara, 16 anos, foi surpreendido com a informação do diretor do Staff Sports BR, Allan Luz: no dia 26 de junho o adolescente fará teste no Grêmio Futebol Clube em Porto Alegre (RS). “Não esperava essa notícia, estou muito feliz. Esse projeto dá oportunidade para muitos atletas. Agora, vou dar o meu melhor para passar nos testes”, disse, emocionado. Para ele, jogar num grande time é sinônimo de técnica, bom salário e prestígio.
Em 26 de junho, o zagueiro Victor, de 16 anos, viaja para ser testado pelo Grêmio
Disciplina também faz a diferença numa partida, segundo Allan Luz. “Por isso, todos da família devem compreender a nova metodologia de trabalho, que possibilita o alto rendimento”, diz o especialista em desenvolvimento de performance. A diarista Rosenildes Antônia, 46 anos, quatro filhos e mãe do zagueiro Victor Lara, acompanha de perto a rotina de treino do caçula. “É um esforço que vale a pena. Agradeço a escolinha que está dando esta oportunidade. Estou muito feliz! Deus abençoe que ele realize esse sonho”, diz confiante.
Mais adolescentes podem ingressar no time do projeto Revelação MT. A primeira etapa do recrutamento foi em março, no bairro Três Barras e, ainda neste mês, ‘a peneira’ será nos bairros Coxipó e Planalto, em Cuiabá.
Os treinadores afirmam que dos 50 atletas eleitos, ao menos 12, estão em condições de chegar logo no patamar de alto nível. Esse dado demostra o potencial dos atletas da capital.
Próxima seleção será nos bairros Coxipó e Planalto, ainda em junho, diz o presidente da Aslem, Edwardes Quintiliano
“Muitas dessas pérolas estão perdidas nos bairros e precisam ser resgatadas”, afirma o presidente da Aslem, Edwardes Quintiliano. O compromisso do presidente da ALMT com os menores que praticam o esporte também foi destacado. “Temos a vontade de levar esse projeto para o interior do Estado com apoio do poder público, iniciativa privada e família. Botelho tem um olhar muito humano e disse não medir esforços para atender nossos jovens, que vão poder disputar campeonatos nacionais e internacionais”, acredita Quintiliano.
Autor: Juliana Velasco (ALMT) Imagens: Weslley Gramelick (ALMT)
Fonte: matogrossodigital