O coletivo TransCine (Cinema em Trânsito) lançou nesta segunda-feira (2) uma chamada para diretores e produtores cinematográficos de Mato Grosso do Sul para participarem do projeto “Vizinhança na Praça”.
Os selecionados receberão R$ 2 mil e poderão exibir suas obras em diversos bairros de Campo Grande e região.
O projeto busca valorizar a produção cinematográfica local e vai selecionar 28 curtas-metragens de até 35 minutos, produzidos por diretores e produtores de Mato Grosso do Sul.
As exibições serão realizadas em praças públicas de Campo Grande e de seis municípios vizinhos: Terenos, Rochedo, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia.
Além do prêmio em dinheiro e das exibições, os ganhadores poderão gravar um videocast de entrevista com o TransCine.
Os programas com os diretores dos filmes selecionados permanecerão disponíveis nas redes sociais do Cinema em Trânsito e servirão como material de pesquisa para as comunidades escolares e acadêmicas, bem como para pessoas interessadas na produção audiovisual de Mato Grosso do Sul.
Para participar, os interessados devem preencher um formulário de inscrição, disponível até o dia 25 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link do Google Forms.
Os filmes serão avaliados por uma curadoria composta por três especialistas da TransCine. Os resultados provisórios serão divulgados no dia 2 de outubro no Instagram oficial do TransCine.
Os critérios de avaliação dos filmes são:
- Mérito artístico
- Relevância cultural
- Linguagem cinematográfica
- Criatividade
- Acessibilidade
A iniciativa foi contemplada pelo edital de Cinema Itinerante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC).
Acesse o edital de chamamento público para participar do projeto.
Fonte: primeirapagina