A exposição “Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS”, que começa nesta terça-feira (26), traz como proposta, por meio de músicas e minibiografias de cantoras e instrumentistas que marcaram o cenário sul-mato-grossense, a valorização cultural da produção feminina.
A FCMS (Fundação de Cultura), junto a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), trouxe a iniciativa no mês de novembro, como celebração ao “Dia do Músico”, comemorado em 22 de novembro.
A exposição fica aberta até a quarta-feira (27) e oferece ao público a oportunidade de valorizar a produção musical feminina da região, estabelecendo um diálogo entre as diversas manifestações artísticas e o desenvolvimento de experiências culturais para todos os públicos.
Como exemplo do enriquecimento cultural e diversidade de MS, estão entre as artistas representadas as pioneiras Beth e Betinha, Delinha, Helena Meirelles, além de nomes contemporâneos como SoulRa, Negabi, Sampri, entre muitas outras.
Elas representam variados estilos musicais — do sertanejo raiz ao universitário, da polca à guarânia, do chamamé ao rasqueado, do samba ao rock, e até do eletrônico.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reforçou a importância de valorizar o talento feminino. “As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na construção da identidade cultural de nosso estado, e nada mais justo do que reconhecê-las e dar visibilidade ao seu trabalho”, disse sobre a mostra.
Para o presidente da FCMS, Eduardo Mendes, a mostra celebra a arte, a força, o talento e a diversidade das cantoras e musicistas. “Que esta exposição seja um convite para refletirmos sobre a importância de continuar investindo na cultura e na visibilidade de nossas artistas”, argumentou.
O que será exposto?
Fotografias;
Discos;
CDs;
Documentos sonoros.
Veja a programação
Terça-feira (26) – 13h – Abertura;
Terça-feira (26) – 19H – Sessão Solene de outorga da Medalha ‘Tom do Pantanal – Arara Azul’;
Quarta-feira (27) – Fim da exposição.
Endereço
Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho.
Fonte: primeirapagina