Sophia @princesinhamt
Eventos

Por que a rena se tornou o símbolo mágico do Natal? Descubra aqui!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conhecidas como símbolos do Natal, as renas são consideradas as principais ajudantes do Papai Noel, conforme as lendas natalinas. As associações dos animais com o trenó mágico começaram a se consolidar no século XIX (19) a partir de combinações criadas por elementos literários, marketing e tradições invernais.

O poema “A Visit from St. Nicholas”, publicado em 1823, descreve o trenó do Papai Noel sendo puxado por oito renas mágicas. Seriam elas:

  • Dasher;
  • Dancer;
  • Prancer;
  • Vixen;
  • Comet;
  • Cupid;
  • Donner e;
  • Blitzen. 

Para além do poema, foi criada também, em 1939, a história de Rudolph, “a rena do nariz vermelho”. A ideia, na verdade, foi parte de uma estratégia de marketing de uma loja de departamento pioneira no setor do varejo.

Localizada nos Estados Unidos, a loja teria transformado as vendas com catálogos de vendas por correspondência. A partir disso, foi lançado um livreto contando a história de Rudolph. A canção baseada no conto se tornou mundialmente famosa e selou as renas como ícones natalinos.

Ligação geográfica 

As renas são animais típicos do Ártico e Subártico e, como estão associadas ao bom velhinho, que tem seu lar supostamente instalado no Polo Norte, fica reforçada a ideia de que as renas seriam dessa região.

As culturas indígenas dessas áreas, como os Sami na Escandinávia e os povos indígenas do Alasca e Canadá, têm uma longa história de domesticação e convivência com renas.

Elas simbolizam força e trabalho em equipe, além de serem consideradas fortes e ágeis para puxar um trenó. Também faz sentido, sobretudo em culturas do hemisfério norte, porque o Natal ocorre no inverno, e trenós são meios de transporte típicos dessa estação.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.