Uma das festas mais tradicionais de Cuiabá, a Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, completa 78 anos em 2025. Neste ano, a celebração ganha um novo espaço: o Centro Cultural São Gonçalo Beira Rio. A mudança promete ainda mais conforto e comodidade para os milhares de devotos que participam da festa.
Com uma programação diversificada, a festa promete agradar a todos os gostos. Além da missa em homenagem aos santos, haverá apresentações de grupos de siriri e cururu, como o tradicional Flor do Campo, além de shows de bandas locais. A culinária também será destaque, com pratos típicos como feijoada e churrasco.
A história da festa tem início há quase 80 anos, quando um devoto de São Sebastião prometeu realizar uma festa em homenagem ao santo em troca de sua cura. Desde então, a tradição se mantém viva, passando de geração em geração.
“A festa é muito importante para nós, pois mantém viva a nossa cultura e as nossas tradições”, afirma Dona Matilde, uma das organizadoras do evento. “Convidamos a todos para participarem dessa grande celebração”, completa.
A festa começa nesta sexta-feira (24.01), com o levantamento de mastro, reza cantada, jantar gratuito e o show dos curureiros. Dona Matilde e o esposo Daniel convidam para a programação gratuita, com chá com bolo no sábado (25), missa e bailão com banda, além das atrações Lambadão dos Federais, Banda Scort Som, Real Som, Banda Mega Som, Os Bacanas, Banda Novo Sucesso, Banda Ellus, Embalo Sim e Grupo Pagode Silva, apresentações culturais dos Grupos Flor Serrana e Flor do Campo entres os dias 24 e 27 de janeiro, no domingo entrada franca até às 13h, e encerra com a famosa feijoada.
Fonte: hnt