Sophia @princesinhamt
Eventos

Música e Literatura se Unem em Evento Gratuito em Cuiabá: Imperdível!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Literamúsica retorna para a segunda temporada, na próxima quarta-feira (24), no Jardim do Sesc Arsenal, em Cuiabá.

2025 word1
Foto: Reprodução

Os seis novos episódios serão apresentados pelo maestro Fabrício Carvalho, que receberá convidados especiais, pessoas das mais variadas áreas de atuação, para uma conversa generosa, com linguagem descontraída e fluida, que proporcionará à plateia e aos que estarão conectados virtualmente, pelas redes sociais do programa, intensa troca de saberes sobre música, literatura, arte, cultura, tecnologia e inovação.  

No episódio de abertura, a poetisa, dramaturga e escritora brasileira, atual presidente da AML (Academia Mato-grossense de Letras), Luciene Carvalho, está entre os convidados.

O Literamúsica Inovação também terá a participação do músico e jornalista Raul Ruffo e do professor Paulo Ramalho, da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

A dinâmica do programa, que será transmitido ao vivo pelas redes sociais e Youtube, acontece no estilo talk show. Na nova edição, ele contará com ajuda da inteligência artificial Iara. 

“Teremos a presença de uma inteligência artificial, que será minha assistente. Iara irá me ajudar na condução do programa, perguntar coisas, discutir e questionar outras, sempre com muito humor. Mas nossa inteligência artificial, além do humor, tem algumas características que a IA do mundo moderno não tem. A nossa é emocional, chora e sente ciúmes, por exemplo”, adianta Fabricio Carvalho. 

A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode se juntar à plateia do Literamúsica no Jardim do Sesc Arsenal.

A presença do público foi pensada para gerar aproximação entre os convidados e os assuntos que serão abordados ao longo do programa. Fabrício Carvalho destaca a importância de iniciativas como o projeto de talk show em um momento de efervescência da literatura e da música brasileira feita em Mato Grosso.

“É um momento rico, talvez o mais rico nos últimos tempos. Por meio do Literamúsica queremos mostrar isso, diversificar, fazer com que as pessoas conheçam e curtam esses artistas e escritores. Também teremos a interação digital, o Literamúsica 2024 traz essa novidade”, explica.

Nova roupagem

A produção da segunda temporada do Literamúsica é realizada pelo Movimento Vambora. O responsável técnico do projeto, Matheus de Luca, conta que os novos episódios terão novidades tanto na parte cenográfica e estética quanto no conteúdo que será abordado, já que nesta edição o assunto passa pela ligação entre literatura, música e tecnologia.

Além disso, o diretor técnico destaca a chegada da plateia e da gravação em espaços abertos, como o Jardim do Sesc Arsenal.

“O programa traz uma nova roupagem, saindo das caixas cênicas e indo para espaços abertos, justamente para popularizar esse debate que, muitas vezes, acaba sendo só entre músicos e literatos, entusiastas da literatura”.

Sobre a temática da nova edição girar em torno de aspectos tecnológicos na literatura e na música, Matheus de Luca explica que, atualmente, a tecnologia está cada vez mais presente, causando mudanças na cultura. 

“A música e a literatura têm se reinventado, na forma de produzida e consumida. É sobre isso que o Literamúsica desse ano se debruça, vamos falar sobre como a música e os artistas têm se reinventado e atuando nesse novo cenário, em que a tecnologia e o próprio fazer artístico estão interligados, quase como se fossem uma coisa só”.  

Sobre o Literamúsica  

O Literamúsica foi realizado em 2022, em Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra e Cáceres, com mais de 15 artistas convidados, atendendo mais de 5000 pessoas. Em 2024, o projeto foi contemplado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso e Assembleia Legislativa, para realização de seis edições, além de oficinas e palestras voltadas à Inovação, Arte e Tecnologia. 

Na estreia, o projeto tem parceria com o Sesc Mato Grosso, para realização de um programa no Jardim Do Sesc Arsenal, com transmissão ao vivo nas redes sociais.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.