Primeiro ator negro a vencer um Oscar de melhor ator coadjuvante, Louis Gossett Jr. morreu aos 87 anos, na noite de quinta-feira (28), em Santa Monica, Califórnia. A informação foi confirmada pelo sobrinho de Gossett e divulgada pela agência Associated Press.
Gosset recebeu a maior honraria do cinema pelo trabalho no filme “A Força do Destino”, em 1982. Na época, ele se tornou o terceiro artista negro indicado ao Oscar na categoria.
Ele dizia que o prêmio “me deu a capacidade de escolher bons papéis”. Por seu personagem em “A Força do destino”, o ator também venceu o Globo de Ouro. Ele também tem um Emmy pela atuação na minissérie “Roots” (1977).
Em 2010, Gossett anunciou que havia sido diagnosticado com câncer de próstata em estágio inicial.
Estudou com Marilyn Monroe
O ator iniciou a carreira artística na Broadway, após se afastar do time de basquete depois de sofrer uma lesão. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1953, aos 16 anos. Segundo a Associated Press, estudou atuação com Marilyn Monroe, Martin Landau e Steve McQueen.
Gossett estreou em Hollywood em 1961, ao levar o espetáculo “O Sol Tornará a Brilhar” para os cinemas.
Fundador da Eracism Foundation, que tem a missão de ajudar a criar um mundo onde o racismo não exista, o ator relata em seu livro os diversos episódios de racismo que sofreu em sua volta a Hollywood, em 1968, quando protagonizou o filme para TV “Companions in Nightmare”.
Gosset deixa dois filhos, Satie e Sharron.
Fonte: primeirapagina