O tema do Congresso é Feminismos Africanos – Construindo alternativas para as mulheres e para o mundo através de um corredor de saberes que cuida e resiste. A programação iniciou na segunda-feira (19) e terminou na sexta-feira (23).
O evento tem por objetivo a criação de um espaço de debate amplo onde diversos atores possam dialogar e refletir sobre as suas pesquisas, ações e experiências. Além de questionar e reconstruir paradigmas a partir de diferentes perspectivas e territórios.
A comitiva mato-grossense é formada pela presidente do Imune, Antonieta Costa, além das coordenadoras Jackeline Silva e Cristina Benedita. O grupo apresentou uma das oficinas, com o tema: “Nossas Heranças Africanas: o movimento de mulheres negras em Mato Grosso (Brasil).
Além da apresentação, a participação do Imune/MT no Congresso busca estabelecer diálogos numa perspectiva mundial ampliando as fronteiras de conexões. A caravana das “Mulheres negras de Mato Grosso para Moçambique” conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT) e do Fundo Mujeres del Sur.
Congresso Mundos de Mulheres
“Mundos de Mulheres é um evento internacional e interdisciplinar, que vêm sendo realizado em diferentes países, para promover o encontro, diálogo e construção de sinergias entre mulheres acadêmicas, ativistas, colaboradoras de organizações da sociedade civil, artistas e todos/as actores e agentes engajados com a igualdade de gênero e iniciativas feministas.
O primeiro Congresso do Mundos de Mulheres realizou-se em 1981 e vem conquistando espaços na luta pela igualdade de género, que se atualiza nas discussões promovidas em cada encontro, nas trocas de experiências, propostas de ação e no aprofundamento de situações locais. Depois de passar por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coreia, Espanha, Canadá, Índia e Brasil é a vez de Moçambique.
Fonte: leiagora