Representantes do setor cultural de Cuiabá participaram no último sábado (05) do 1º Fórum Temático voltado para a construção do Plano Municipal de Cultura. O encontro foi realizado no anfiteatro da E.E. Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Os temas abordados foram: Patrimônio Cultural e Memória; Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca; Gestão Cultural e Relações Intersetoriais.
O evento serviu para que os respectivos segmentos pudessem, em conjunto, debater iniciativas para as áreas e formular propostas que possam compor o Plano Municipal de Cultura de Cuiabá. O documento está em desenvolvimento e será o responsável por direcionar as ações da Administração Municipal pelos 10 anos seguintes. Os próximos fóruns estão previstos para os dias 12 e 19 de novembro.
“Em seus 303 anos de história, Cuiabá nunca teve um Plano Municipal de Cultura. Por isso, estamos dando um passo importante para a consolidação desse sonho, que não é só de nós gestores, mas de toda sociedade. Estamos construindo isso de forma democrática, pois esse processo só é legitimado com a participação ativa da população e dos segmentos culturais”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.
Para a presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sueli Batista, a realização do fórum foi fundamental para que os participantes pudessem debater sobre medidas que fomentem a formação de leitores e o fortalecimento daqueles que exercem a arte da escrita. “Parabenizo a Prefeitura por essa iniciativa. Tenho certeza que cada pessoa que vão compartilhar, que vão estar na decisão do que é melhor para as nossas políticas culturais”, disse.
PORTAL
Além dos fóruns temáticos, para estimular a participação popular na construção do Plano Municipal Cultura, foi colocado em funcionamento um portal que pode ser acessado por todo cidadão que deseja contribuir com a construção do Plano. Com a disponibilização do site (cultura.cuiaba.mt.gov.br), a Secretaria torna esse processo mais moderno e inclusivo, assegurando a premissa da participação popular como preconiza a gestão Emanuel Pinheiro.
A plataforma foi desenvolvida pela própria Prefeitura de Cuiabá e possui um modelo de navegação completamente intuitivo. Nela, o cidadão pode acessar informações como agenda de debates, notícias, contatos, e ainda enviar suas propostas de acordo com cada segmento cultural. A previsão é de que o Plano esteja pronto para apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá até fevereiro de 2023.
Fonte: matogrossodigital