Com grandes nomes regionais e nacionais, o 4° Festival Mato-grossense de Choro apresenta uma programação com diversidade e a tradição do gênero musical tão popular no Brasil. São quatro dias de evento, 13,14,15 e 16 de setembro a partir das 18 horas. No domingo (15) o evento inicia ás 17h40.
As atrações são a Orquestra Cuiabana de Choro, Choros e Serestas, Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense, Nilze Carvalho (RJ), o grupo Choro na Rua (RJ), liderado por Silvério Pontes e Reco do Bandolim & Choro Livre (DF). Para todos os dias do evento, o público pode de maneira voluntária, doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.
Artistas
- Nilze Carvalho é do Rio de Janeiro e foi indicada ao Emmy Internacional em 2022, na categoria de Melhor Série de Curta Duração por sua participação na série “O Som do Vinil”, do Canal Brasil.
- Grupo Choro na Rua (RJ), liderado pelo renomado trompetista Silvério Pontes desde 2016, realizara oficina no festival.
- Reco do Bandolim & Choro Livre (DF), foi criado há 30 anos, e é conhecido internacionalmente
- Rogério Caetano, violonista brasileiro, reconhecido também pela experiência no violão de 7 cordas, especialmente no estilo Choro.
Estilo Musical
Também conhecido como “chorinho”, o Choro é o primeiro gênero de música popular instrumental brasileira, e surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX. O ritmo é uma fusão de danças de salão europeias, como a polca e a valsa, com a música popular portuguesa e as influências africanas, que juntos criaram um estilo.
Para participar das oficinas gratuitas é preciso fazer a inscrição antecipada que podem ser realizadas até o dia 10 de setembro.
Programação completa:
(13) – Sexta-feira
- 13h30 – Oficina com São 20 vagas. Masterclass de “Violão de 7 cordas no Choro” com Rogério Caetano – link para inscrição clique aqui.
- 18h – Apresentação: Choros e Serestas (MT)
- 20h – Apresentação: Choro na Rua (RJ)
(14) – Sábado
- 09h – Oficina de Música com 20 vagas – Masterclass de “Interpretação no Choro” com Silvério Pontes – para se inscrever clique aqui.
- 18h30 – Apresentação: Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense (MT)
- 20h15 – Apresentação: Nilze Carvalho (RJ)
(15) – Domingo
- 17h40 – Orquestra Cuiabana de Choro (MT)
- 19h30 – Reco do Bandolim & Choro Livre (DF)
(17) – Terça-feira
- 18h – Roda de Choro
Fonte: primeirapagina