O projeto Miolo: Circuito de Leituras Integrais fará seu primeiro encontro no dia 19 de abril, em Campo Grande. Além de leituras de livros sul-mato-grossenses, terá oficina em uma ONG que atende as comunidades da capital de Mato Grosso do Sul.
No primeiro dia, o público irá prestigiar uma leitura em grupo do livro “Azul Dentro do Banheiro”, de Marlene Mourão, a Marzinha. A mediação ficará por conta do escritor e artista-educador carioca Caio Zero, autor de obras finalistas do prêmio HQ Mix, um dos mais disputados do mundo dos quadrinhos.
Em sequência, terá um bate-papo com a atelierista Ana Espinosa Horn e a psicanalista Ligia Burton.
Esta primeira edição do projeto será a partir das 18h30, no bar Copo, na rua 14 de Julho. Para participar, é necessário levar 1 quilo de alimento não perecível.
No dia 20 de abril, às 10h, o projeto fará uma oficina literária na sede da CUFA-CG (Central Única das Favelas) de Campo Grande, localizada no bairro São Conrado.
Lá, o público jovem e adulto irá experimentar a linguagem dos quadrinhos através de exercícios de criação, além de trocarem ideia sobre processo criativo na produção das histórias em quadrinhos, temáticas, pensamento e narrativa.
E vai ter mais!
Em maio e junho, o projeto contará com novas edições. Em maio, por exemplo, a leitura escolhida será a obra “Caixa D’Água”, de Febraro de Oliveira, com presença da escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti de 2022, e participação das psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado.
Em junho, será realizada a leitura do livro “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020, pela escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021. Também participarão a artista visual Isabê e a professora Rosana Zanellato, da UFMS (Universidade federal de Mato Grosso do Sul).
Em todas essas futuras edições, acontecerão as oficinas literárias na sede da Cufa, que fica na rua Livino Godoy, 710.
Projeto Miolo: Circuito de Leituras Integrais
O projeto existe desde 2023 em Campo Grande e é promovido pelos livreiros Bianca Resende e Felipe Mafra e o escritor Febraro de Oliveira, que também estão à frente da Hámor Livraria, famosa em feiras, festivais e eventos da cidade.
Fonte: primeirapagina