Sophia @princesinhamt
Eventos

Estudantes lançam app inovador para explorar Corumbá: Guia turístico virtual.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um grupo de estudantes em Corumbá, desenvolveu um aplicativo para ajudar turistas e moradores a conhecerem melhor a cidade localizada a 414 quilômetros de Campo Grande. O guia vai representar a região em um concurso nacional.

2024 word2
O Aplicativo Desenvolvido Pelos Estudantes (Foto: Tv Morena)

O aplicativo tem informações sobre a história local, pontos turísticos, festividades anuais, lendas, mobilidade e canais de informação. “É a valorização cultural da nossa cidade e a acessibilidade dessas informações a respeito da cidade para toda a população”, destaca Silvana Leone, professora que faz parte do projeto.

Os usuários do aplicativo podem fazer uma caminhada pelo centro histórico e o Porto Geral da cidade, visitar as igrejas e santuários que contam capítulos importantes de Corumbá, e avistar a paisagem no alto do morro sob os braços do imponente Cristo Rei do Pantanal.

A ideia surgiu a partir de viagens que o estudante Breno Dantas fez a outras cidades. Como turista, ele não tinha um guia que o ajudasse a conhecer a região. Do problema veio a solução para ajudar outras pessoas.

“Pessoas que vem a trabalho e tem só aquele dia de folga conseguem um guia rápido com as lendas da cidade, uns restaurantes caso queiram, um hotel para se hospedar”, explica Breno.

O Cristo Rei do Pantanal (Foto: TV Morena)
O Cristo Rei Do Pantanal (Foto: Tv Morena)

O aplicativo também apresenta aos usuários paisagens do Pantanal, oferecendo a oportunidade para que eles descubram locais intocados e riquezas naturais inesquecíveis.

A construção do aplicativo também serviu de aprendizado para os próprios alunos, como a Cristiane Salvatierra, que mora na Bolívia e atravessa a fronteira para estudar em Corumbá.

“Fazer esse aplicativo me ajudou bastante porque eu não tinha muito conhecimento sobre os pontos de Corumbá, os pontos turísticos. Para quem vem de fora, ajuda bastante”, diz Cristiane. 

A ideia ganhou forma e agora vai participar em um concurso fora da cidade. O projeto passou por etapa estadual, enfrentou outros concorrentes na etapa regional e agora representa toda a região na etapa nacional da premiação.

“As pessoas daqui vão poder se beneficiar com a nossa história, com a nossa cultura e os turistas, em principal, antes de virem para cá terem uma noção de como funciona a nossa cidade, a nossa história”, comenta a jovem aprendiz, Ana Carla Dias. 

A ideia é melhorar o aplicativo e continuar desenvolvendo o turismo regional. “Por que não divulgar a preservação do meio ambiente que nós temos hoje, o pantanal e valorizar acima de tudo a educação do nosso Brasil e dizer que a gente pode chegar muito além do que a gente imagina? ”, finaliza a professora Silvana.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.