Sophia @princesinhamt
Eventos

Edital de MT alavanca negócio criativo em Alta Floresta

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Economia Criativa tem se apresentado como um expoente em Mato Grosso nos últimos anos. Em intenso ritmo de crescimento, o setor engloba grandes áreas econômicas como arquitetura, design, publicidade, moda, cultura, entre muitas outras. Um abrangente estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), publicado recentemente, constatou que o setor econômico foi responsável por quase 3% de toda a riqueza produzida no Brasil em 2020, empregando mais de 900 mil profissionais e movimentando tanto dinheiro quanto o ramo da construção civil no mesmo período.
 
Esse setor, que vem crescendo progressivamente desde os anos 2000, recebe cada vez mais atenção do mercado e presencia também o aumento do investimento público, fatores chaves para o seu desenvolvimento.

Um exemplo notável é o Programa Mato Grosso Criativo, que incentiva empreendimentos culturais como o Estúdio de Dança Corpo em Movimento, de Alta Floresta (800km de Cuiabá), onde a dança é um negócio que ganha mais e mais espaço na economia local.

A proponente Cassiane Leite, professora e produtora cultural, que está entre os 40 selecionados no Edital MT Criativo 2021 da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), conta mais sobre a importância desta ação: “Estamos há oito anos à frente do Estúdio produzindo espetáculos e oferecendo aulas de dança em várias modalidades e, desde o início percebemos, que esse ramo de negócios possui um grande potencial na cidade. O MT Criativo é uma política pública de extrema importância para o setor cultural, porque nos permite alavancar o empreendimento, aumentar a qualidade e o potencial de inovação no nosso trabalho, também a nossa capacidade produtiva”, destaca Cassiane.

O projeto visa a capacitar a equipe do Estúdio em áreas técnicas de dança, marketing digital e gestão financeira, além de proporcionar ferramentas decisivas na consolidação do negócio criativo, como a elaboração de estudos de mercado, modelagem de negócio, rebranding e mídias digitais.

Ao final, a proponente espera que o conhecimento adquirido impulsione o empreendimento a novos patamares: “Esta oportunidade oferecida pela Secel, com certeza, vai ser um ponto memorável na história do nosso empreendimento. Sairemos fortalecidos para superar os novos desafios e preparados para continuar produzindo arte e cultura em Alta Floresta com cada vez mais qualidade”, comemora a empreendedora.
 
Lançado em 2021, o Edital MT Criativo investiu R$ 2 milhões em negócios criativos do estado nas áreas de Artes, Criações Funcionais, Negócios Digitais e Produtos/serviços da Economia Criativa.


 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.