Documentário com lançamento neste domingo (8) conta a história da transformação de vidas proporcionada pela passagem de missionários italianos por Poxoréu. A dedicação que eles tiveram com a cidade e a luta para torná-la melhor, motivou os próprios moradores a seguirem os mesmos passos em prol do município.
As histórias contadas no documentário são de pessoas inspiradas por gente como padre Pedro Mélesi, um dos grandes responsáveis pela estrutura hospitalar que o município tem hoje.
Por muitos anos ele administrou a unidade, garantindo a doação de recursos vindos da Itália para manutenção e investimentos em tecnologia do local, além de conquistar inúmeros profissionais voluntários que contribuíram para que o Hospital e Maternidade São João Batista pudessem garantir atendimento à população.
Outra inspiração importante é a médica e professora Edvige Dassi, responsável pela criação da escola técnica que hoje existe no município e de onde saíram inúmeros profissionais que atuam
no ramo agrícola e que tiveram oportunidades de mudança da vida proporcionadas pela professora e pela escola.
Ela também transformou a visão da população local com relação à Associação Garimpeira, se tornou referência de lar para muitos idosos e ex-garimpeiros.
Esses dois personagens são a base de outras três personalidades destacadas no documentário intitulado Café com memórias. Miriam Catellani Ruicci, Isabel Silva de Oliveira e Celso Alves Rodrigues, foram tocados pela missão salesiana e somaram esforços com padre Pedro e professora Edvige para também transformarem vidas.
Miriam Catellani Ruicci
Ela chegou ao Brasil nos anos 1970, como voluntária da Operação Mato Grosso e encontrou em Poxoréu seu propósito de vida: servir à comunidade com dedicação e fé. Inspirada pelo exemplo de Mélesi, Miriam tornou-se um símbolo de altruísmo, dedicando décadas ao trabalho voluntário e à melhoria das condições de vida no distrito de Paraíso do Leste. Por lá fundou inúmeros
projetos sociais e administrou uma escola, garantindo a profissionalização e qualidade de vida aos moradores da região.
Isabel Silva de Oliveira
Conhecida como professora Isabel, superou as dificuldades de uma infância humilde para se tornar uma referência na educação de Poxoréu. Trabalhando ao lado de Pedro Mélesi e Edvige Dassi, Isabel promoveu transformações significativas no acesso à educação, demonstrando que o conhecimento é uma poderosa ferramenta de mudança social.
Celso Alves Rodrigues
Começou como auxiliar de pedreiro e, com o apoio de mestres italianos da Operação Mato Grosso, tornou-se um renomado construtor. Seu trabalho contribuiu para a modernização de Poxoréu, com obras que incluem escolas e hospitais, mostrando como sua dedicação foi essencial para o desenvolvimento da cidade.
Todos esses personagens estão no documentário que estreia neste domingo (8), às 19h, no Youtube. São lições de vida e inspirações para quem também quer fazer a diferença.
Fonte: primeirapagina