Sophia @princesinhamt
Eventos

Dicas óbvias, mas necessárias, para o seu sucesso garantido

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dos requisitos básicos para uma comunicação eficaz é fazer com que sua mensagem seja entendida com clareza pelo outro. Há situações em que as coisas parecem óbvias de serem compreendidas. E surge aquela dúvida: será que preciso explicar, mesmo assim? Lembre-se: pode ser óbvio para você, mas nem sempre será para a outra pessoa. Portanto, mesmo o que é óbvio precisa ser dito, sim!

WhatsApp Image 2023 12 18 at 17.41.57
Luzimar Collares. (Foto: Lourival Castro)

Isso vale, por exemplo, para uma situação em que um novo funcionário chega à equipe. É preciso explicar em detalhes as funções que essa pessoa terá de executar. Não parta do pressuposto de que ‘ela sabe o que deve ser feito’ porque leu o contrato de trabalho.

Outro exemplo: em uma negociação de compra ou venda, mesmo que haja um documento formalizando as condições, reforce as informações, pergunte se a pessoa tem dúvidas. Quanto mais clara for a conversa, menor a possibilidade de que surjam mal-entendidos futuros.

Vivemos atualmente em mundo repleto de diversidade. A forma de compreender a mensagem depende de muitos fatores. As pessoas têm visões diferentes da realidade, viveram experiências diferentes das suas. Por isso, o que é óbvio para você, pode não ser para o outro.

Como facilitar a compreensão

Algo primordial é ter certeza de que você está falando de um jeito que o outro entende. Para isso, use um vocabulário acessível, palavras fáceis de serem compreendidas. Evite termos técnicos, jargões e expressões que são usadas por um grupo restrito. E quanto mais complicado for o assunto, mais a sua comunicação deve ser simplificada.

Outras dicas para facilitar a compreensão de uma mensagem:

  • Se for passar uma instrução, explique passo a passo o que você quer, como quer e para quando quer. Ninguém é obrigado a adivinhar o que você pensa ou sente.
  • Repita as informações, se for necessário.
  • Faça perguntas ou peça para que a pessoa repita a mensagem para você ter certeza que ela compreendeu.
  • Use uma linguagem não-verbal adequada. Isso inclui tom de voz e gestos que demonstrem que você está aberto a responder dúvidas.
  • ‘Entendeu ou vou ter que desenhar?’ Esqueça o tom de deboche dessa pergunta e considere que, muitas vezes, explicar com desenhos, gráficos e outros recursos visuais pode ser uma boa ideia. Para muitas pessoas, é mais fácil compreender com imagens.

Tenha em mente que ser fácil ou difícil é algo relativo. Uma pessoa pode ter facilidade para compreender algumas coisas e dificuldade para outras. Por fim, não tenha receio de dizer o óbvio para ter a certeza de que sua mensagem será totalmente entendida.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.