As pernas dos supersticiosos de plantão tremem com a chegada da temida Sexta-Feira 13 e, nesta data emblemática, a última de 2024, vamos relembrar as 13 superstições mais populares que acompanham gerações.
1 – Sexta-Feira 13
O medo irracional da data tem até nome científico: triscaidecafobia.
Traçar a origem exata de uma superstição é um desafio, mas há teorias que tentam explicar suas raízes.
Em 2014, Stuart Vyse, autor e ex-professor de psicologia do Connecticut College na cidade estadunidense de New London, Connecticut, disse à National Geographic que o medo da sexta-feira 13 pode ter relação com crenças religiosas.
Entre elas, ele cita o 13º convidado da Última Ceia – Judas, o apóstolo que teria traído Jesus – e a crucificação em uma sexta-feira, que era conhecida como o dia do carrasco.
Vyse explica que a união desses fatores criou uma espécie de “golpe duplo”, com o número 13 coincidindo com um dia já carregado de tensão cultural.
Alguns estudiosos da Bíblia também acreditam que Eva tentou Adão com o fruto proibido em uma sexta-feira e que Abel foi morto por seu irmão Caim em uma sexta-feira 13.
2 – Começar com o pé direito
Um antigo costume romano sustenta que os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente.
Por isso, ao acordar, ou entrar em lugares, algumas pessoas preocupam-se em colocar primeiro o pé direito no chão. Muitos priorizam inclusive colocar o calçado direito primeiro.
Há uma supestição que diz que o mau humor está ligado ao fato de ter acordado do lado errado da cama. Alô canhotos, a gente sabe que não é verdade né?!
3 – Quebrar o espelho
Estão fadados a 7 anos de azar aqueles que quebrarem um espelho, como diz a superstição popular. Mas as tradições trazem ainda uma série de cuidados que são recomendados quando se tratam de espelhos.
Olhar em um espelho quebrado pode, ainda, representar má sorte. Além disso, especialmente na Sexta-Feira 13, é aconselhado que eles estejam cobertos por um tecido, isso porque, de acordo com as superstições, a morte poderia ser vista no reflexo do espelho.
4 – Cruzar com um gato preto
A ideia de que gato preto é sinal de má sorte remete à Idade Média, quando diversas mulheres eram perseguidas por não se encaixarem nos padrões da sociedade e, por isso, consideradas bruxas.
Nessa época, os gatos pretos eram comumente vistos como parceiros das bruxas. Logo, foram associados à imagem negativa que essas mulheres recebiam. A superstição sem embasamento algum, se espalhou e até hoje contribui para o preconceito e maus-tratos que os gatos pretos sofrem na sociedade.
Por isso, é extremamente importante combater a desinformação e estimular a adoção de gatos pretos. Podemos garantir que eles só levam amor e muita sorte por onde passam. 🐱
5 – Passar embaixo da escada
A escada é um símbolo de subida, de acesso social, de elevação, porém, passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e se distanciar do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair má sorte para quem o comete.
6 – Abrir um guarda-chuva em lugares fechados
Andar com o guarda-chuva aberto em lugares fechados é uma superstição antiga, que também defende que dá má sorte. No entanto, para alguns estudiosos, o costume deve ter surgido de uma dica prática, uma vez que é difícil andar com o objeto aberto dentro de casa, por exemplo.
7 – Varrer os pés impede casamento
Se estiver varrendo a casa e, sem querer, passar com a vassoura por cima dos pés de alguém, você pode impedir com que essa pessoa se case. Não é claro de onde surgiu a superstição, mas é certo que a situação doméstica não irá influenciar no futuro da vida amorosa de ninguém. 😂
8 – Na dúvida, bata 3 vezes na madeira
Não se sabe a origem desta superstição, mas algumas pessoas têm o costume de bater três vezes na madeira para espantar o azar. Uma das teorias remetem a madeira ao material com o qual foi feita a cruz em que Jesus foi crucificado, assim tocar na madeira é um meio de invocar a proteção de Deus.
9 – Fazer um pedido para estrela-cadente
Quem nunca fez um pedido para uma estrela-cadente que atire a primeira pedra.
Caso ainda não tenha visto uma, essa é uma superstição que diz que ao avistar uma estrela-cadente você deve fazer um desejo que será realizado, já que é raro ver uma no céu.
10 – Coceira na palma da mão
Há uma superstição de que se a palma da mão esquerda coçar, você perderá dinheiro, mas se for a palma da mão direita, é um sinal de boa sorte: você receberá dinheiro! Essa tradição varia em diferentes culturas, mas está geralmente relacionada a presságios financeiros.
11 – Trevo-de-quatro-folhas
Encontrar um trevo-de-quatro-folhas é considerado raro e, portanto, um sinal de boa sorte. Por esse motivo, esse símbolo está sempre ligado a sinais de bons presságios.
12 – Apontar para as “Três Marias” faz nascer verruga
Outras crenças dizem que apontar para a constelação “Três Marias” faz nascer verrugas no dedo indicador. Particularmente falando, eu já apontei várias vezes e nunca aconteceu, e com você?!
13 – Passar o Réveillon com dinheiro no bolso
A tradição de entrar no novo ano com dinheiro no bolso é para garantir prosperidade financeira durante o ano. A falta de dinheiro no bolso é vista como um sinal de que a pessoa pode enfrentar dificuldades econômicas.
Essa é uma superstição bastante comum e acaba sendo passada de geração em geração, assim como manter uma folha de louro na carteira para atrair dinheiro.
Fonte: primeirapagina