Um dos nomes mais atuantes da dança no Brasil e até na Alemanha, a coreógrafa Sônia Mota vem a Campo Grande para três dias de uma verdadeira imersão no trabalho da artista.
Com oficina, performance, lançamento de livro e videoaula, o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto nas instalações do curso de dança da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.
A participação é gratuita. Para se inscrever é só acessar este link.
Durante os três dias de evento a bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística ministrará oficinas, apresentará solo e fará o lançamento de seu livro com sessão de autógrafos e projeção de videoaula. O público-alvo são estudantes, profissionais e qualquer pessoa interessada na arte do movimento. O projeto chega a capital depois de estrear em São Paulo.
“A Arte da Presença” é uma proposta desenvolvida por Sônia Mota a partir de questionamentos pessoais referentes a algumas posturas das técnicas clássica e moderna da dança, conjugados com ideias e conceitos de Alexander Lowen, Ida Rolf, Tarthang Tulku, Al Chung-liang Huang, Fritjot Capra e Ken Dichtwald.
A técnica ainda passeia por dicas amorosas de amigos, da sua empatia pela filosofia Zen e do seu profundo desejo de integrar corpo, mente e espírito no ato de dançar.
Quem é Sônia Mota
Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente, que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981, caracterizado pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas.
Nesse mesmo período, Sônia Mota viajava com frequência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limón.
Sônia ainda integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa.
A coreógrafa também é autora do método de dança Arte da Presença, que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística.
Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.
Confira a programação
De 19 a 20 de agosto
As ações começam na Sala de Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, com a oficina “A Arte da Presença”, para 60 participantes interessados, divididos em quatro turmas, nos dias 19 e 20 de agosto (segunda e terça), nos horários das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30.
Dia 21 de agosto
Dia 21 (quarta), às 19h, Sônia Mota migra para a Caixa Preta dos cursos de Dança e Teatro, da mesma UEMS, para apresentar o solo inédito “Sem Fim” e, na sequência, lançar o livro “Arte da Presença / Presença na Arte”, que compila o processo de criação de seu método em dança e sua biografia como bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística.
Coreografado e dirigido pela portuguesa Carla Jordão, “Sem fim” revisita, de forma suave e gentil, o caminho percorrido pela artista, que foi uma das pioneiras da dança contemporânea e independente de São Paulo, experenciada no emblemático Teatro Galpão, entre os anos de 1974 e 1981, integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e, atualmente, entre aulas e oficinas, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.
“A maneira de me expressar dançando está se mostrando agora mais calma e serena; a tendência de me mexer, sempre muito rapidamente, ralentou-se como minha alma, que vem se apaziguando e tornando minha dança mais íntima e essencial“.
Sônia Mota, coreógrafa.
Após a performance, com 45 minutos de duração, Mota lança “Arte da Presença/Presença na Arte”, escrito nos últimos 23 anos e que compila, em dois livros reunidos num único volume, sua biografia, recheada de dança e arte, e a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança, para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino.
Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença, e de José Rubens Siqueira na escrita. Siqueira também assina o prefácio e Érico Peretta a capa e o projeto gráfico.
“O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”.
Sônia Mota, coreógrafa.
Durante a sessão de autógrafos, será projetado em looping o vídeo “Arte da Presença”, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri, em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, em São Paulo.
De Campo Grande, o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte”, realizado com apoio do Programa Funarte Retomada/Dança, segue em itinerância para Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
Para saber mais, clique aqui.
Fonte: primeirapagina