Os corais do projeto PCIU (Projeto Coral Infantojuvenil) e Compondo Talentos se uniram, a fim de levar alegria ao público por meio da música. Nesta segunda-feira (16), a magia do Natal será elevada pelo “Coral em Sintonia”, que vai ajudar a compor a programação da Cidade do Natal com canções temáticas da data, além de brasileiras.
A ação faz parte da extensão e pesquisa da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que traz como proposta ensinar música a crianças e adolescentes por meio do canto, que conta também com a presença dos acadêmicos e egressos do curso de licenciatura em Música da UFMS.
Além de animar e alegrar o público, o projeto visa ainda democratizar o acesso à educação musical e promover o desenvolvimento de habilidades vocais, além da ampliação dos horizontes culturais, na prática.
Para a coordenadora dos dois projetos, Dra. Ana Lúcia Gaborim, o canto como fator de desenvolvimento gera uma transformação social. “Estimula a criatividade, o trabalho em equipe, a disciplina e a autoestima, além de proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e prazeroso. Ver esses jovens se expressando através da música é algo realmente gratificante.”
Para além do individual, a musicalidade em coro fomenta a atividade artística musical, trazendo para a comunidade a promoção da inclusão social, fortalecimento de laços e valorização da identidade cultural.
Fonte: primeirapagina