Sophia @princesinhamt
Eventos

Construção sustentável em Mato Grosso: soluções ecológicas para reduzir o calor

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pedra, madeira, bambu, barro e palha são alguns dos materiais utilizados pela NepBio (Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução do Pantanal) para construir casas em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. As técnicas utilizadas com esse materiais permitem que a temperatura no interior das casas fique até 10ºC mais fresca.

O Primeira Página conversou com Diego Carioca que é bioconstrutor e um dos idealizadores do projeto. Ele explicou como foi o processo de construção do projeto que tem duas casas na sua sede, mas que atende clientes em todo o Mato Grosso.

“Na maioria das vezes nós utilizamos materiais naturais que são locais, na casa Cupim que já tem 10 anos que construímos na chácara do NepBio, nós adaptamos as técnicas para o cerrado, com o clima e o solo e fizemos estudos ao longo dos anos para podermos construir dentro da realidade que vivemos”, conta.

O objetivo geral do projeto segundo o bioconstrutor é fazer sustentabilidade de uma forma acessível para todos viverem em harmonia com o ambiente.

“Hoje prestamos serviços de construção civil e saneamento ecológicos e conseguimos por meio da nossa experiência e conhecimento adquiridos filtrar as necessidades, sempre de forma ecológica e sustentável.”

A segunda construção que tem no espaço NepBio já tem 7 anos e é chamada Bambuba. Nela foram utilizados diversos materiais naturais, em especial o bambu.

Confira as fotos de alguns espaços feito pelo projeto:

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.