Sophia @princesinhamt
Eventos

‘Comitê de Cultura de Mato Grosso: Lançamento acontece nesta segunda-feira’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mato Grosso tem um Comitê de Cultura atuante desde abril deste ano, mas o lançamento dessa instituição que contribui para a nacionalização das políticas culturais federais será na próxima segunda-feira (2), a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Será uma noite de celebração da diversidade artística e cultural do Estado e a entrada é gratuita.

Entre as apresentações da noite especial estão a Orquestra CirandaMundo, Intervenção Freestyle, show com a drag Sarah Mitch e exibição do videoarte ‘Me Beija – O amor e a libido como um ato de resistência etária”, do cineasta cuiabano Luiz Marchetti. Não é necessário reservar ingressos, é só chegar.

O Comitê de Cultura de Mato Grosso compõe uma rede criada pelo Ministério da Cultura (MinC), com agentes territoriais de Cultura, coletivos e instituições, articulados pela organização da sociedade civil selecionada no Estado, o Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), coordenados pela secretária do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do MinC, Roberta Martins.

Tais comitês, presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, diferentemente dos escritórios estaduais do MinC, têm o compromisso de promover ações e parcerias com foco em formação, mobilização e comunicação sobre as políticas culturais, especialmente nos territórios – divisões dos estados com vistas à interiorização das ações e democratização do acesso.

E a segunda-feira é dia de festa em Cuiabá. Para além de apresentar esse importante braço do Ministério da Cultura aos mato-grossenses, será momento de muitas apresentações culturais, escolhidas como forma de enaltecer as parcerias e os apoios oferecidos pelo Comitê de Cultura de Mato Grosso nos últimos cinco meses.

Além das apresentações mencionadas, haverá a participação da Escola de Samba Império de Angola; o grupo de percussão Anjos da Lata; Comadre Pitú, personagem de Vital Siqueira; as drags Aliceh Brasil, Lorenna Kempfer e Mariah Zanotto; mulheres do MST/MT; Capoeira de Angola Bando Maré de Março; e Intervenção de Break Feminino. A programação termina com um coquetel.

“O lançamento oficial do Comitê é um compromisso junto ao Ministério da Cultura, a fim de apresentar à sociedade o nosso trabalho e convidá-la para participar ativamente no acesso às políticas culturais. Estamos disponíveis para contribuir com a nacionalização planejada, olhando para o Chorado em Vila Bela da Santíssima Trindade, para os quintais de siriri, para os grupos de teatro em associações comunitárias, os batuques, o Hip-hop, as manifestações indígenas e tantas expressões que tornam Mato Grosso tão rico e tão diverso!”, contextualizou a coordenadora de Comunicação do Comitê de Cultura de Mato Grosso, Vannessa Jacarandá.

É importante informar que a participação no lançamento do Comitê de Cultura de Mato Grosso é livre, não sendo necessário confirmar antecipadamente a presença.

Sobre o Comitê de Cultura

É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atendendo ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC nº 64/2023), coordenado pela secretária Roberta Martins. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), sob coordenação de Plínio Marques, Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.

O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.

Mais informações: (65) 9 9980-2100.

Serviço
Lançamento do Comitê de Cultura de Mato Grosso
Data: Segunda-feira (02), às 19h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Mais informações: @comiteculturamt no Instagram ou (21) 97285-4971 (whatsapp de Menotti Griggi)

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.