Mesmo com o acordo realizado pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Empresários de Cuiabá e Várzea Grande, permitindo a abertura do comércio no feriado do Dia de Finados (2), a prefeitura da capital manteve o decreto de feriado, ou seja, sem funcionamento do comércio.
A exceção é para supermercados e farmácias, que têm permissão para operar no feriado, desde que ofereçam folga compensatória ou paguem horas extras aos funcionários.
A autorização também se aplica a restaurantes, bares e outros serviços essenciais, como saúde e segurança, que poderão funcionar normalmente.
Já a Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana, concedeu permissão para que todos os setores do comércio funcione normalmente neste sábado (2), feriado de finados.
A administração municipais destaca, no entanto, que os comerciantes que optarem pelo feriado também estão livres para a decisão.
E o feriado não compromete as atividades essenciais, como a coleta de lixo, segurança e os atendimentos de urgência e emergência nas unidades públicas de saúde.
A Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho para cada município do estado.
Fonte: primeirapagina