A proposta é gerar condições para desenvolver e preservar a diversidade cultural e promover o acesso a ela no município de Cuiabá.
A capacitação foi realizada pela Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural), abordando sobre os princípios metodológicos e conceituais para elaboração do referido plano com base no Plano Nacional de Cultura e no orientativo do Sistema Nacional de Cultura. Os participantes iniciaram um debate sobre o cronograma e as estratégias de mobilização para que a população cuiabana possa participar diretamente da elaboração do plano do começo ao fim, através de audiências públicas, fóruns de debates, reuniões e conferências.
“Estamos iniciando hoje a elaboração do nosso tão sonhado Plano Municipal de Cultura e o nosso desejo é que ele seja construído de forma participativa, integrada e democrática. Este trabalho será coordenado e protagonizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que é um órgão plural e representativo”, destacou o secretário municipal Aluízio Leite, ao participar da reunião.
O Plano Municipal de Cultura é o principal componente do planejamento de longo prazo dos municípios brasileiros para a cultura. Nele, são registrados os compromissos assumidos pelo poder público municipal para o setor de políticas públicas em uma perspectiva de dez anos, a partir de sua publicação como lei.
Fonte: leiagora