Dois documentários mato-grossenses foram selecionados para a VII Mostra Sesc de Cinema. “A Expedição Fantástica de Langsdorff”, dirigido por Caroline Araújo, e “Paradiso de Aníbal”, por Diego Baraldi, fazem parte de iniciativas do cinema independente, e representarão o estado no festival nacional.
Ao todo, foram mais de 1.300 obras audiovisuais inscritas. Em Mato Grosso, foram 22 mas apenas os dois conseguiram se classificar. O resultado foi anunciado no dia 18 de setembro.
As produções vencedoras serão exibidas, segundo a organização, em novembro em Belém do Pará. A tradicional mostra concederá um valor total de até R$ 280 mil em licenciamentos
A Expedição Fantástica de Langsdorff
Selecionado para a categoria Panorama Brasil, esse documentário foi dirigido e roteirizado por Caroline Araújo. De acordo com a produção, a obra traz uma fração do que foi a jornada vivida pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, pelos artistas Aimé-Adrien Taunay e Hercules Florence, e pelo botânico Ludwig Riedel.
Além disso, retrata o trabalho realizado atualmente pelo Museu Langsdorff, localizado na cidade de Diamantino, a 209 km de Cuiabá, cidade onde a expedição ficou por um bom tempo.
Paradiso de Aníbal
Selecionado para a categoria Panorama Mato Grosso, o documentário “Paradiso de Anibal”, dirigido por Diego Baraldi, é uma homenagem a Aníbal Alencastro, um dos pioneiros e mais reconhecidos projecionista de cinema de rua de Mato Grosso.
Fonte: primeirapagina