O bloco de carnaval “Calcinha Molhada”, tradicional nos dias de folia em Campo Grande, vai promover o treinamento da equipe de colaboradores sobre a lei do Não é Não, sancionada em dezembro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A frente do treinamento estará a psicóloga Tatiana Samper que vai abordar sobre o que é assédio e outros tipos de violência contra as mulheres, além dos protocolos de atendimento nacionais e internacionais para prevenção e enfrentamento ao assédio em ambientes de lazer.
Também vai fazer parte da pauta quais são os órgãos que integram a rede de atendimento e características da lei Não é Não.
“Acreditamos que o treinamento oferecido possa contribuir para a construção de um Carnaval de Rua de Campo Grande mais seguro e preparado para possíveis violências sofridas por mulheres nesse período festivo, e dessa forma, gere uma transformação gradativa no comportamento dos foliões e dos trabalhadores e trabalhadoras do carnaval sul-mato-grossense”, afirmam em nota as fundadoras do bloco.
A psicóloga que vai liderar a capacitação tem no currículo atuação na Casa da Mulher Brasileira, com contribuição para a criação do serviço de Acompanhamento Psicossocial Continuado no local.
O Calcinha Molhada é um bloco fundado e organizado por mulheres que prioriza a contratação de artistas mulheres e LGBTQIA+. Por isso, para elas, é essencial que haja capacitação neste sentido, para promover ambiente de segurança para as foliãs. A programação ocorre sempre na Praça Aquidauana.
Fonte: primeirapagina