Sophia @princesinhamt
Eventos

Atletas com deficiência de até 17 anos de Mato Grosso brilham nas Paralimpíadas Escolares.

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Espírito esportivo e a busca pelo melhor deles mesmos movem os atletas de até 17 anos que estão representando Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares, de 26 a 29 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Com o suporte e coordenação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a delegação mato-grossense é composta por 50 estudantes com deficiência competindo nas modalidades de atletismo, badminton, bocha, halterofilismo, natação e tênis de mesa. Representantes da Secel, treinadores e alguns acompanhantes também integram o grupo.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Beto Corrêa, acompanha a delegação e falou sobre a importância do Estado propiciar essa vivência aos atletas.

“Mato Grosso vem a cada ano aumentando o números de participantes nessa grandiosa competição nacional. É uma oportunidade ímpar para esses jovens competir aqui no quarto maior centro de treinamento do mundo, uma vivência incrível, que os fazem acreditar e sonhar que um dia podem ser atletas paralímpicos”.

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares do Brasil são consideradas o maior evento esportivo do mundo para atletas com deficiência em idade escolar e, nesta edição, conta com mais de 2 mil crianças e jovens de todo o país, com idade entre 11 e 17 anos. Para participar da competição nacional, os atletas passam por seletivas em seus respectivos Estados. Em Mato Grosso, as etapas estaduais foram realizadas pela Secel.

A delegação mato-grossense conta com atletas com deficiências físicas, visual e intelectual, representando os municípios de Alto Araguaia, Alta Floresta, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande.

“Uma das metas da Secel é oportunizar o paradesporto em todo o Estado.  E o olhar do governador Mauro Mendes, e da primeira-dama, Virgínia Mendes, vai nessa direção de integrar, incluir e valorizar as pessoas com deficiência com a ajuda do poder transformador do esporte”, destaca Beto Corrêa.

As disputas das Paralimpíadas Escolares prosseguem até sexta-feira (29) e podem ser acompanhadas pelo canal de YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

Fonte: matogrossodigital

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.