Os artistas cuiabanos Eduardo Butakka e Thyago Mourão compartilharam técnicas e estratégias de humor para redes sociais em oficinas realizadas entre os meses de novembro e dezembro nos bairros Pedra 90 e Osmar Cabral, em Cuiabá. A iniciativa deu um pontapé inicial para um projeto desenvolvido pela dupla com objetivo de fortalecer a cena cultural e criar oportunidades para artistas locais.
No bairro Pedra 90, as oficinas reuniram membros da Associação Casarão das Artes, sob a liderança do artista Vini Hofman. Já no Osmar Cabral, o público foi composto por integrantes da Associação MT Queer, que desenvolve conteúdos voltados à comunidade LGBTQIAPN+ e oferece apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Queremos mostrar que o humor é uma ferramenta poderosa para comunicar ideias, contar histórias e gerar impacto nas redes sociais”, explicou Eduardo Butakka.
As oficinas fizeram parte da contrapartida dos artistas pelas passagens financiadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT). A dupla viajou recentemente para o prestigiado Festival de Cinema de Toronto, onde foi finalista com o curta-metragem “Celeste” e recebeu menção honrosa.
A iniciativa também abre portas para o mercado digital, cada vez mais em alta no país, com o avanço e crescimento do consumo de mídias sociais. Isso porque o humor é uma forma de atrair o grande público e gerar engajamento voltado para marcas.
Thyago Mourão falou da importância da troca de experiências durante as atividades. “É gratificante ensinar e também aprender com as pessoas que estão na linha de frente da cultura em suas comunidades. Foi muito bom participar desse projeto com eles”, afirmou.
A produção do curta e a realização das oficinas foram promovidas pela Associação Ápice e pela produtora Sem Contexto, organizações dirigidas por Mourão e Butakka, respectivamente.
Fonte: hnt