“Pot-pourri” é uma expressão que no Brasil faz sentido se estivermos falando de música. Na França também faria sentido se estivéssemos comprando um presente numa floricultura.
Tá, se você é um aficionado por decoração, talvez você já tenha ouvido a expressão “pot-pourri” no sentido original.
“Pupurrí”, “poutipórri”, “pout-pourrie”, cada brasileiro tem seu jeito de usar essa expressão que identifica uma junção de músicas de maneira linear.
Não podemos usar o termo “mistura” para explicar um “pot-pourri”. “Pot-pourri” é uma junção linear de músicas. O termo conhecido para “mistura” de músicas é outro: “Mash-up”.
No “Mash-up” você pode começar com uma música e usar a letra de outra no refrão. Pode usar o arranjo de determinada canção e cantar na métrica de outra. Uma mistura. Isso é “Mash-up” e não “Pot-Pourri”.
Nos Estados Unidos e também em algumas regiões do Brasil, também se usa o termo “medley” para identificar uma junção linear de músicas. Ou seja, Medley = Pot-Pourri.
O pot-pourri mais famoso da história da música
No antológico álbum dos Beatles, o “Abbey Road”, tem um pot-pourri de 8 músicas! Pega essa:
You Never Give Me Your Money/ Sun King / Mean Mr. Mustard / Polythene Pam / She Came in Through the Bathroom Window / Golden Slumbers / Carry That Weight / The End.
Percebeu que essas músicas são todas emendadas?
Mas de onde tiraram a expressão pot-pourri?
O primeiro registro que se tem do termo pot-pourri dentro da música, é de 1711. Christophe Ballard, um editor de música Francês, usou a expressão numa coletânea de peças que ele editou. Depois disso a expressão começou a se espalhar pela França e depois ganhou o mundo.
Segundo um tradicional dicionário Francês, em 1564, a expressão surgiu com o sentido de ragu, um ensopado de carne com uma mistura de legumes.
Outro significado da expressão que tem registro histórico é esse:
Pot-pourri é um pote com uma mistura de de pétalas de flores secas e especiarias para perfumar o ambiente.
Eai, começaram a usar pot-pourri pra falar sobre qualquer junção heterogênea de coisas.
Em Francês, “pot” significa pote e “pourri” significa podre. Pote podre.
Eu prefiro usar medley.
Fonte: primeirapagina