Bastante visto como um tipo de desenho espiritual, a mandala significa diversas energias positivas que podem melhorar nossas vidas de forma saudável.
Na verdade, esse símbolo simboliza o universo e toda a perfeição, completude e unidade que as energias positivas pode nos proporcionar para melhorar a saúde física e mental.
Chamada pelos budistas e hindus de “yantra”, a mandala é um tipo de diagrama ou figura com poderes e vibrações positivas para auxiliar na meditação e outras divindades.
Além disso, com formato circular, suas várias formas e cores também podem influenciar bastante em nossas escolhas e gerações de energias positivas para impactar nosso dia a dia.
Qual o significado da Mandala?
A mandala tem origem de um nome derivado do sânscrito, que significa “completude” ou “círculo”, um simbolismo que representa o nosso universo.
Considerado por muitas pessoas como um símbolo religioso, essa imagem pode ser utilizada para transformar uma realidade de tristeza e sofrimento em uma realidade de alegria.
A iluminação e as cargas positivas que esse tipo de símbolo pode significar para sua vida é bastante gratificante e gera diversos benefícios à saúde espiritual e mental.
Qual a verdadeira origem da Mandala?
As primeiras imagens da mandala surgiram a partir de monges budistas, levando assim as suas obras de artes para outros locais do mundo, inclusive na Ásia.
Na verdade, várias evidências apontam que desde os séculos passados a aparência de imagens que simbolizam a mandala apareceram em diversas regiões, como, por exemplo:
- Tibete;
- China;
- Japão.
Com isso, esse tipo de imagem religiosa e espiritual acabou se espalhando em diversas culturas que conhecemos atualmente.
O que muitas pessoas não sabem é que a mandala está presente em diversas culturas como, por exemplo, nos nativos americanos e até mesmo nas igrejas góticas cristãs.
Qual a utilizada da Mandala?
São diversas as utilidades desse tipo de símbolo religioso e você pode usar em um aspecto mais individual para melhorar seus processos de meditação e oração.
O que deixa a mandala bastante significativa e benéfica para nossa saúde espiritual mental é que ela é muito utilizada em:
- Construções de templos;
- Locais sagrados;
- Rituais;
- Meditações;
- Até mesmo em orações.
Levando para o mais individual em relação à espiritualidade, muitas pessoas utilizam esse tipo de símbolo para meditar e entrar em contato com seu ser interior.
Logo, você pode utilizar o poder da visualização e drenar as energias positivas do universo como uma morada de divindade para fundir o significado do desenho a sua realidade.
A mandala como símbolo de purificação
As pessoas que utilizam o símbolo religioso como um símbolo de limpeza espiritual são capazes de alcançar o Nirvana, aliviando e se livrando de dores e sofrimentos.
Na verdade, a utilização correta desse tipo de imagem espiritual pode auxiliar a purificação e até mesmo nos estágios mais avançados de meditação.
Com certeza você terá bons benefícios mentais e espirituais se utilizar bem a mandala para gerar um bom ciclo infinito de renascimento.
Você pode se aprofundar mais na capacidade livre que esse tipo de simbolismo religioso pode gerar para a sua saúde e entender a importância das vibrações positivas.
Os significados das cores da Mandala
Primeiramente, é essencial que você entenda que são as cores um dos aspectos mais fundamentais do símbolo religioso para se encaixar nas categorias de símbolos religiosos.
Cada cor encontrada na flor de lótus tem suas principais características e símbolos originários do budismo, deixando a mandala ainda mais que significativa.
Confira a seguir quais são os significados de cada cor encontrada na mandala:
- Branco (pureza);
- Azul (sabedoria);
- Vermelho (compaixão).
Com isso, sabendo utilizar bem esse tipo de símbolo religioso e a hora certa de utilizá-lo, com certeza você terá diversos benefícios para a saúde.
Qual o significado da Mandala na Psicologia?
A mandala é bem característica para cuidar da mente humana.
Isso porque esse tipo de simbolismo tem diversas funções de conservação da ordem psíquica, melhorando a integridade e consciência das pessoas.
Vários estudiosos e cientistas da mente humana encontraram profundidade e simbologia nesse tipo de símbolo religioso, relacionando assim a um símbolo universal do círculo.
Além disso, observado como um círculo sagrado, a introdução do símbolo religioso para os pacientes que passam por psicólogos podem ter experiências profundas para melhorar as condições de doenças.
Qual a relação da Mandala com a Natureza?
A relação principal da natureza com o símbolo religioso é que esse tipo de símbolo religioso está presente na natureza em suas diversas formas e cores.
Um exemplo bastante prático da mandala presente na natureza é o próprio girassol com seus anéis e cores vibrantes.
Na verdade, são várias as pessoas que buscam um simbolismo perfeito e de completa pureza ao observar os formatos e cores da natureza e se conectar com o símbolo religioso.
Veja mais conteúdos sobre simbolismo e espiritualidade no Awebic:
- 14 símbolos do Carnaval com os significados mais interessantes
- Os símbolos dos signos e o que cada um dele significa
- Esses são os SÍMBOLOS da Páscoa e os seus FORTES significados
- A natureza transborda amor! O significado espiritual do beija-flor
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Existem de verdade espiritualidade na Mandala?
Apesar de muitas pessoas serem um pouco descrentes em relação à espiritualidade do símbolo religioso, a mandala é bastante característica por ter origem budista.
Na verdade, são várias pessoas que buscam benefíciosespirituais e de vibrações positivas para melhorar suas vidas através desse símbolo.
Com isso, melhorando diversas situações e comportamentos da vida com um simples desenho ou ilustração que flui energias benéficas para melhorar a qualidade de vida.
…
Você gostou dessa excelente explicação sobre o verdadeiro significado da mandala e sua origem? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre esse símbolo religioso.
Fonte: awebic