Paulo Peregrino, de 61 anos, lutava contra o câncer a mais de uma década e estava prestes a receber cuidados paliativos quando uma luz no fim do túnel apareceu em sua vida: um tratamento com terapia celular em estudo na rede pública. Em apenas um mês, ele teve remissão completa do seu linfoma!
Até agora, 14 pacientes já receberam o tratamento com o CAR-T Cell, que tem verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O protocolo é adotado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto e o Instituto Butantan.
A técnica é aplicada em poucos países e o Brasil é o único da América Latina a utilizá-la. Para você ter uma ideia, o tratamento só existe na rede privada brasileira e tem um custo de ao menos R$ 2 milhões.
Mas, graças às parcerias das universidades com os institutos de pesquisa, os pacientes que receberam o CAR-T Cell pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores e não pagaram um único centavo pelo tratamento.
Ver essa foto no Instagram
“Devido ao alto custo, este tratamento não é acessível em grande parte dos países do mundo. O Brasil, por outro lado, encontra-se em uma posição privilegiada e tem a rara oportunidade de introduzir este tratamento no SUS em curto período de tempo“, explicou Dimas Covas, coordenador do Centro de Terapia Celular CEPID-USP e do Núcleo de Terapia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto em entrevista ao G1.
Dimas desenvolveu a versão brasileira da tecnologia que tem como alvo três tipos de cânceres, linfoma não Hodgkin de células B, leucemia linfoblástica B e mieloma múltiplo.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734//Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Fonte: awebic