Com folhas nas cores verde e branco, o Syngonium podophyllum traz delicadeza para os ambientes. Conhecida como singônio e planta-flecha, a espécie está na lista de plantas capazes de purificar o ar. A folhagem é cheia de simbolismos e costuma ser usada para melhorar a qualidade do sono. Confira os cuidados necessários para tê-la em casa!
Como cuidar do Syngonium podophyllum
O Syngonium podophyllum é uma planta fácil de cuidar, pois exige pouca manutenção no dia a dia. A espécie se adapta bem tanto no solo quanto na água. Ela pode ser cultivada como trepadeira ou em vasos. Acompanhe cuidados básicos para ter a variedade em sua casa.
1. Irrigação
Nativo de regiões úmidas da América Central, o Syngonium podophyllum aprecia a irrigação frequente, no entanto não tolera o solo encharcado. Dessa forma, faça a rega apenas quando o substrato estiver seco. A dica é fazer a irrigação 4 vezes por semana durante o verão, e 2 vezes durante períodos de clima mais ameno.
2. Adubação
Embora o Syngonium não precise de fertilizantes durante o cultivo, a adubação, que pode ser feita uma vez por mês, deixa suas folhas ainda mais verdes e vistosas. Na lista de adubos indicados, estão o esterco bovino e o húmus de minhoca.
3. Luminosidade
Como a espécie é nativa de florestas tropicais, ou seja, de ambientes sombreados, ela aprecia locais de meia-sombra. O cultivo no sol pode ser muito prejudicial à planta, pois a luz solar direta queima suas folhas.
4. Cultivo ideal
É comum o cultivo do Syngonium podophyllum diretamente no solo, entretanto a planta também se desenvolve na água. No solo, a variedade pode receber um substrato base, com terra de boa qualidade e adubo orgânico. O cultivo na água é simples: escolha um ramo saudável da planta e coloque-o em um jarro com água. É importante trocar a água do recipiente a cada 3 dias para evitar a proliferação de mosquitos.
5. Mudas
As mudas podem ser feitas por meio de divisão de touceiras. Para isso, plante um galho em um vaso com terra comum e adubo. Cada galho do Syngonium podophyllum costuma ter raízes aéreas que facilitam o enraizamento.
6. Podas
Faça as podas apenas para retirar folhas secas ou para conter o crescimento da espécie, que costuma se desenvolver rapidamente, tanto de modo vertical como horizontal. Para o procedimento, lembre-se de usar luvas e uma tesoura esterilizada.
É importante saber que o Syngonium podophyllum possui seiva tóxica. Por isso, cultive-o longe de crianças e animais de estimação.
Vídeos com dicas para cuidar do Syngonium podophyllum
Confira mais dicas para cultivar o Syngonium podophyllum. Na seleção de vídeos, você conhecerá outras variedades da planta, diferentes formas de cultivo e como usá-la na decoração. Solte o play!
Mais dicas para cuidar do Syngonium podophyllum
O youtuber Henrique Buttler apresenta dicas de manejo e curiosidades sobre o Syngonium. Ele fala sobre as diferentes formas de cultivo, como decorar a casa com a planta e como fazer novas mudas na água.
Como fazer mudas do Syngonium podophyllum
O jardineiro Randall ensina um passo a passo fácil para fazer mudas de Syngonium. O especialista explica como escolher e plantar corretamente as mudas em um vaso novo. Aproveite para conhecer os principais tipos da folhagem.
Como plantar Syngonium em vaso
Confira o passo a passo para plantar Syngonium em vaso. O youtuber Carlos explica como escolher o vaso ideal para a espécie e como preparar um bom substrato. Assista ao vídeo e anote as dicas de cultivo.
Além de ser fácil de cultivar, o Syngonium podophyllum possui vários significados culturais. Segundo algumas crenças, a planta é capaz de melhorar o sono e evita a presença de pesadelos. Ela também pode melhorar a energia do ambiente e purificar o ar.
10 fotos lindas de Syngonium podophyllum na decoração
É fácil se apaixonar pelas folhagens delicadas do Syngonium podophyllum. Abaixo, confira ideias criativas para usar a plantinha em sua decoração:
1. O Syngonium podophyllum é uma planta de beleza única
2. Sua folhagem traz um ar tropical para os ambientes
3. Observe esta composição de cores!
4. Há diferentes variedades, como o singônio rosa
5. É uma para dentro de casa
6. Em áreas externas, prefica espaços com baixa luminosidade
7. Escolha um vaso bonito para destacar a planta
8. Os vasos suspensos ficam lindos na decoração
9. Use o Syngonium podophyllum na forração de jardins
10. Sua casa ficará mais alegre com a presença desta bela planta!
O Syngonium podophyllum pode ser usado para decorar diferentes ambientes. A folhagem se destaca e traz o aconchego da natureza para a sua casa. Outra planta fácil de cultivar é o caladium, que possui folhas coloridas e charmosas.
Fonte: tuacasa