Nem seca, nem superseca; nem oleosa, nem superoleosa; nem mesmo mista: é mais ou menos no pequeno intervalo entre o seco e o oleoso que a chamada pele normal encontra seu lugar. A pele normal, que é o sonho de muita gente, vive se equilibrando e, por isso, também precisa de cuidados específicos. Para falar desse difícil equilíbrio e de alguns cuidados necessários, conversamos com o médico cirurgião plástico Jorge Menezes – CRM/MG 19854 (@esthetic.care).
O que é uma pele normal?
“A pele normal não existe”, afirma categoricamente Jorge Menezes; “ela é uma busca constante com um sucesso que se alcança só parcialmente”. Não sendo nem seca e nem oleosa, a pele normal se apresenta como boa e aprazível de se olhar. Isso porque, em princípio, essa pele não vai apresentar “manchas, rugas, marcas, cicatrizes de acne, estragos do sol e dos raios ultravioletas, além de ter um toque agradável e sem a necessidade de grande uso de maquiagem, contornos dos olhos e cavidade oral agradáveis”, diz ele.
Nesse sentido, talvez o principal “sucesso” da pele normal seja que ela não costuma precisar de tratamento. Diferentemente da pele seca, oleosa ou mista, o que ela requer é manutenção e, por isso, o skincare se torna tão importante. É o dia a dia e o cuidado dispensado à pele que vai determinar a sua normalidade. É isso que Jorge Menezes nos explica a seguir.
Como fazer skincare para pele normal?
Por se aproximar de um ideal, a pele normal é afetada, em geral, nas partes que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo e membros superiores. “Existe uma camada protetora da pele, que é oleosa e que previne bactérias e ataques externos, mas essa camada não pode nunca ser retirada totalmente”, alerta o especialista. Na pele normal, saber manter o equilíbrio dessa pequena película oleosa será bastante importante para a manutenção do dia a dia. Confira as principais dicas do médico:
-
Limpeza facial para pele normal
“Usar sempre um sabonete neutro e nunca esfregá-lo diretamente na pele. Criar uma espuma na mão e depois passar essa espuma no rosto, fazendo movimentos circulares na região. Enxaguar imediatamente, retirando todo o sabão. Na hora de secar, nunca esfregue a toalha contra a pele, mas a comprima levemente no rosto. De tempos em tempos, pode-se também fazer o uso de um creme ou de um sabonete à base de sílica para fazer esfoliação. A esfoliação não pode ser agressiva”.
-
Hidratação para pele normal
“O ideal para a hidratação é utilizar um creme à base de ureia, mas de baixa concentração. É importante ler o rótulo do produto. Alguns deles possuem muitos conservantes e outros produtos químicos que podem prejudicar a integridade cutânea”.
-
Proteção solar para pele normal
“O melhor protetor solar vai ser oil free, com fator de proteção entre 30 e 60. Se a pessoa realiza atividades no exterior e expõe bastante a pele, o protetor deve ser aplicado de 3 a 4 vezes por dia. Antes de passar o protetor novamente, lembrar de passar somente um lenço umedecido. Nunca lave com sabonete antes das reaplicações”.
Skincare para pele normal diurno
Essas três etapas (limpeza, hidratação e proteção solar) detalhadas acima fazem parte de uma boa rotina de skincare diurno. O protetor é imprescindível, uma vez que, nesse período, a pele está mais exposta à luz do sol e aos raios ultravioleta. Produtos com antioxidantes também podem ser usados de manhã – a Vitamina C, por exemplo, quando aplicada antes do fotoprotetor, potencializa a sua ação.
Skincare para pele normal noturno
Para o skincare noturno, Jorge Menezes ressalta que a primeira etapa deve ser a remoção da maquiagem, se for o caso; ele recomenda “retirar a maquiagem assim que chegar em casa e fazer uma lavagem de pele”. Com a pele limpa, é importantíssimo o uso de um hidratante para dormir. Aguarde um tempo após sua aplicação: “o travesseiro pode absorver um pouco do hidratante, diminuindo sua eficiência”. À noite, cabe usar produtos de tratamento (quando prescritos por um especialista), como os ácidos renovadores (justamente por serem fotossensíveis) ou os esfoliantes (que estimulam a renovação celular).
Principais produtos de skincare para pele normal
Segundo Jorge Menezes, o mais importante para a manutenção de uma pele normal é a alimentação saudável, que deve incluir bastante hidratação, seja na forma de água ou de sucos naturais, ou de alimentos que contenham muito líquido, como melão ou chuchu. Deve-se evitar, ainda, o sal e o açúcar em excesso. Além disso, ele destaca alguns outros produtos que vale a pena investir:
- Sabonete neutro, para a limpeza da pele.
- Hidratantes com uma concentração comedida de ureia.
- Protetor solar oil free.
- Creme ou sabonete de base sílica para, eventualmente, realizar uma esfoliação.
- Produtos em sérum podem ser utilizados, também, na limpeza da pele.
Fonte: araujo