Por Luiz Felipe Gomes
Em 17.11.22
O cacto rabo-de-macaco é uma planta fácil de cultivar e de grande valor ornamental. Também conhecida como rabo-de-raposa, a variedade se destaca ao compor a decoração de varandas, áreas externas e jardins verticais. Se interessou em cultivá-la? Então, acompanhe as dicas valiosas do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo!
Publicidade
O que é o rabo-de-macaco
O rabo-de-macaco, ou Hildewintera colademononis, é uma planta nativa da Bolívia. Esse cacto é considerado uma das poucas variedades pendentes no mundo, por isso, tem grande presença no paisagismo. Segundo Henrique Figueiredo, a planta é fácil de cultivar e exige cuidados simples no dia a dia.
Relacionadas
O cacto também é conhecido por possuir espinhos brancos e caules alongados que podem chegar a 2 metros de comprimento. Devido ao seu formato pendente, a espécie é muito utilizada na decoração de jardineiras, áreas externas e varandas. Além disso, é uma boa opção para compor jardins verticais.
Publicidade
Como cuidar do rabo-de-macaco
O rabo-de-macaco é nativo das montanhas rochosas da Bolívia, por isso, é considerado um cacto muito resistente. No entanto, para crescer saudável e cheio de vida, ele também precisa de cuidados básicos e atenção quanto à irrigação. Pensando nisso, confira 6 dicas de cultivo do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo:
1. Irrigação
“As regas do rabo-de-macaco devem ser espaçadas, aproximadamente a cada 3 dias ou quando o substrato estiver seco”. Henrique ressalta a importância de uma irrigação moderada, pois a água em excesso pode apodrecer as raízes da planta.
2. Adubação
O cacto pode receber adubo uma vez por mês para estimular o seu crescimento e floração. Henrique recomenda o uso de húmus de minhoca e bokashi, que possuem uma grande fonte de nutrientes. “A planta também pode receber adubos industrializados, como NPKs e Osmocote”, afirma.
3. Luminosidade
“O ambiente ideal para o cultivo do rabo-de-macaco é o sol pleno, porém a planta também tolera meia-sombra desde que recebe boa luminosidade”. Por ser uma espécie nativa de ambientes áridos, o cacto precisa de luz solar direta, pelo menos 6 horas por dia.
4. Solo ideal
Assim como a maioria dos cactos e suculentas, a espécie aprecia um substrato bem drenável. Segundo o especialista, o solo ideal deve ser a base de terra vegetal, areia e materiais fibrosos, como casca de pinus e pedaços de carvão.
5. Mudas
A propagação da planta acontece por meio de sementes e estacas. De acordo com Henrique, o cultivo por estacas é o método ideal para garantir novas mudas com facilidade. Para esse tipo de plantio, ele recomenda o uso de galhos de aproximadamente 12 cm. Dessa forma, será possível gerar mudas saudáveis e resistentes.
6. Pragas
“Ácaros, pulgões e cochonilhas são as pragas mais comuns do cacto rabo-de-macaco. No entanto, é possível controlá-las facilmente se forem identificadas logo no início”. Segundo o especialista, é possível encontrar inseticidas e produtos industrializados eficazes para acabar com a maioria desses problemas.
Publicidade
Além de exigir poucos cuidados, o rabo-de-macaco produz flores na primavera e no verão. A floração contribui para uma decoração exótica, com presença marcante e cheia de personalidade. Acompanhe o próximo tópico para mais dicas e informações sobre esse cacto.
Saiba mais sobre o exuberante rabo-de-macaco
Dizem que o rabo-de-macaco espanta as energias negativas, é o guardião do ambiente e purifica o ar. Sua presença pode ser o esplendor da decoração. Para isso, é preciso acertar no cultivo. Abaixo, confira uma seleção de vídeos com mais dicas práticas, curiosidades e informações
Curiosidades sobre o cacto rabo-de-macaco
Nesse vídeo, o botânico Samuel conta algumas curiosidades sobre o rabo-de-macaco. Sabia que os espinhos da espécie são macios e delicados nas pontas? Assista e descubra mais motivos para se apaixonar por esse cacto.
Como plantar rabo-de-macaco em vaso
O jardineiro Carlos ensina como plantar o rabo-de-macaco em vaso com dicas práticas. No vlog, você aprenderá a produzir um substrato de qualidade para garantir a saúde da planta. Vale a pena assistir, pois o vídeo também traz outras dicas de cultivo.
Como replantar e fazer mudas do cacto
O rabo-de-macaco se desenvolve rápido com o passar dos anos, por isso, certamente você vai precisar replantá-lo em algum momento. Nesse vídeo, a paisagista Claudia Muller ensina o passo a passo do replantio de uma muda já grande. A especialista também mostra como aproveitar esse momento para produzir novas mudinhas de um jeito muito simples.
Como fazer o rabo-de-macaco florescer mais rápido
Publicidade
Além de caules longos e pendentes, o rabo-de-macaco chama a atenção por suas flores lindíssimas. Nesse vídeo, veja como garantir uma floração intensa com adubos simples. O jardineiro Reinaldo indica o uso do pó de carvão, que é ideal para cactos e suculentas. Não deixe de assistir e anotar todas as orientações extras.
Gostou das dicas? Agora você está pronto para cultivar o rabo-de-macaco e usá-lo em sua decoração. Para deixar a sua casa ainda mais bonita, cultive também o cacto mandacaru, uma espécie exótica e muito elegante.
Fonte: tuacasa