Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Protetor solar para pele oleosa:  5 opções para conhecer!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word1

A escolha do protetor solar adequado para o seu tipo de pele faz toda a diferença na rotina de cuidados. Investir nos produtos ideais é primordial para que ela fique mais bonita e saudável. E quando se trata especificamente da pele oleosa, o cuidado deve ser redobrado.

Se houver um uso incorreto do protetor solar, ele poderá ter efeito reverso, estimulando a produção de óleo e causando a acne. Portanto, se você ainda não sabe como escolher o protetor solar adequado para a pele oleosa, continue a leitura!

Características da pele oleosa 

Quando falamos sobre a pele oleosa, devemos lembrar que a sua principal característica é a alta produção de sebo, o que leva a:

  • Brilho intenso da pele;
  • Sensação pesada da pele;
  • Tendência ao aparecimento de acne, cravos e espinhas;
  •  Poros dilatados e irregulares.

Se a sua pele apresenta essas características, provavelmente ela é oleosa. 

A importância do protetor solar para a pele oleosa 

O uso do protetor solar é fundamental para proteger a pele do ressecamento, envelhecimento precoce e até mesmo do câncer de pele. 

Cada pele tem características distintas e, portanto, é necessário apostar em ativos que irão se adaptar à necessidade de cada uma. Por exemplo, a pele oleosa demanda um uso de dermocosméticos que:

  • Ajudem a controlar o brilho e a oleosidade excessiva;
  • Proporcionem um efeito matte, ou seja, que tenha um acabamento mais opaco e seco;
  • Tenham sílicas antibrilho. 

Escolhendo o FPS correto:

Se a escolha do protetor solar para a pele oleosa for inadequada, há chances de agravar a oleosidade, entupindo os poros e estimulando a acne. 

Além da escolha de textura,  é importante também atentar-se para o Fator de Proteção Solar (FPS) ideal, que deve ser igual ou acima de 30. 

Fatores de proteção menores que este não são capazes de proteger a pele o suficiente, e dessa maneira os raios solares poderão deixar a pele ressecada. E, se a pele estiver ressecada, ela poderá fazer o efeito rebote, em que a pele poderá produzir mais óleo como forma de proteção. 

Outro ponto a se destacar é que se você estiver usando algum ácido, por exemplo, a pele poderá estar mais sensibilizada que o normal, e o protetor solar inadequado poderá causar descamações, manchas, vermelhidão ou não proteger a pele como deveria.

Assim, é importante usar um protetor solar com alto fator de proteção solar, e retocar sempre que necessário. Entenda mais sobre no conteúdo: Melhor Protetor Solar!

Qual o melhor protetor solar para a pele oleosa?

Para escolher o melhor protetor solar para a pele oleosa é necessário ficar atento às embalagens dos produtos, que devem conter essas informações:

  • Toque seco ou oil free 

Os protetores solares que não tem óleo nem silicone em sua composição são os ideais, pois assim, eles não pesam o rosto e nem pioram o aspecto da pele. 

Portanto, a dica é procurar pelas frases “oil free”, “toque seco”, “não comedogênico” e “efeito matte” na embalagem, já que produtos com essas características são capazes de se adequarem melhor às peles oleosas. 

Além disso, são grandes aliados no controle de produção de óleo nas glândulas, já que costumam ter substâncias controladoras de sebo na composição. Isso mantém a pele seca por horas após a aplicação. 

  • Fórmulas em gel-creme 

A textura em gel-creme é capaz de ajudar a controlar o brilho e a hidratar a pele sem pesar. Portanto, é fácil de aplicar, além de ser confortável para a pele e equilibra a produção de sebo ao longo do dia. 

  • Filtro solar com cor 

O protetor solar com cor otimiza a rotina de cuidados com a pele, já que é capaz de disfarçar as imperfeições e bloquear a ação do sol no rosto de uma só vez. 

Porém, é importante se atentar às características do protetor solar com cor, que também deve ser de preferência “oil free” e ter a textura de gel-creme. 

5 opções de protetor solar para pele oleosa:

O Eucerin Sun Oil Control FPS 60 é um protetor solar com toque seco específico para a pele oleosa com tendência à acne. Sua fórmula possui a inovadora ADVANCED SPECTRAL TECHNOLOGY, um sistema de filtros UVA/UVB foto estáveis e proteção biológica de células. 

Ele também conta com o antioxidante Licochalcona A, que é capaz de proteger as células das camadas mais profundas da epiderme e combate os radicais livres causados pela exposição à luz visível.

O Protetor Solar Anthelios Airlicium FPS70 também é um filtro solar ideal para peles oleosas, pois conta com um controle inteligente da oleosidade e da umidade. 

Esse controle inteligente é ativado dinamicamente toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade, ajudando a manter a pele protegida e controlada. Assim, o produto promove uma sensação de pele limpa e fresca durante o dia. 

Além de oferecer uma proteção solar reforçada, o  Anthelios Airlicium FPS70 possui uma textura gel-creme, toque limpo, leve e de rápida absorção. 

O Protetor Solar Isdin Fusion Water 5 Stars Oil Control FPS 60 50ml é uma outra boa opção para a pele oleosa, pois possui uma textura ultraleve de absorção imediata, que controla a oleosidade da pele e não deixa resíduos. 

Seu diferencial é que ele possui uma fórmula composta por ingredientes biodegradáveis e/ou inorgânicos, e pode ser aplicado sobre a pele molhada. 

O Minesol Oil Control possui uma potente combinação de ativos, que permite uma ação antioleosidade e anti-idade na pele. Além disso, funciona como um sérum invisível e conta com uma fórmula exclusiva, que combina partículas que absorvem a oleosidade da pele.

O agente feverfew também está presente no protetor, sendo ele um antioxidante que promove ação global de proteção e de redução de danos causados pelas agressões externas. 

O Protetor Solar Episol Sec OC FPS 60 Pele Oleosa é um filtro solar capaz de controlar a oleosidade da pele por 12 horas. Além disso, o produto reduz os poros e proporciona uma sensação de pele limpa com toque seco e efeito matificante. 

A Tecnologia Skin Self Control presente em sua fórmula oferece fotoproteção para pele oleosa, além do controle do brilho facial e da oleosidade. Ele está disponível nos FPS 30, FPS 60 E FPS 99.

Atenção para os retoques do protetor solar

Para manter a efetividade do protetor solar para todos os tipos de pele, é necessário reaplicar sempre durante a exposição solar, principalmente após secar-se com a toalha e banhar-se. 

O recomendado é aplicar o produto pela manhã e reaplicar ao meio dia.  Dessa forma, você manterá sua pele protegida, bonita e saudável! 

Para adquirir o melhor protetor solar para a sua pele, conte com a Araujo. Sempre tem uma pertinho de você!

Fonte: araujo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.