O termo “favela” tem origem no Brasil e acredita-se que a palavra tenha surgido no início do século XX, por volta de 1900. Sua origem está associada à planta chamada “favela“, uma vegetação rasteira de mata rala, com arbustos e espinhos.
Os assentamentos informais, compostos por moradias precárias carecem de uma infraestrutura básica e possuem condições socioeconômicas desfavoráveis. Esses locais, muitas vezes esquecidos pelo poder público, acabam contanto com a união dos moradores que se esforçam para manter o senso de comunidade e união.
Uma dessas ações é a Livroteca Brincante do Pina, um projeto de incentivo à leitura, integração artística, cultural e ambiental que tem como base uma biblioteca. A Livroteca é formada pela comunidade do Bode, localizada na Zona Sul do Recife, por voluntários e amigos que se identificam com a causa.
Ver essa foto no Instagram
SESSÃO DE CINEMA
Dentre os vários projetos incríveis a “Noite do cinema na favela” ganha destaque e é um dos momentos preferidos da criançada. Em um vídeo viral postado no TikTok da Livroteca é possível ver a mobilização dos moradores e a alegria dos pequenos.
@livrotecarecife #brasil🇧🇷 #favela #brazil ♬ original sound – Livroteca Recife
Com direto à pipoca e tudo, a sessão de cinema chamou a atenção dos internautas, que aproveitaram para deixar vários comentários de apoio no post. “Sou de Recife e queria ajudar no projeto, como faço?”, escreveu uma seguidora.
“Que coisa mais linda. Deus abençoe sempre quem age com o coração”, escreveu outro usuário da rede.
SOLIDARIEDADE
A Livroteca Brincante tem uma longa história: são mais de 25 anos de trabalho na comunidade e muito incentivo à cultura, ao lazer, esporte e educação.
Idealizada em 1995 na casa de palafita do músico e poeta Ricardo Gomes (Kcal), o projeto de inclusão social com foco no incentivo à leitura e integração artística para crianças e pré-adolescentes/adolescentes da comunidade do Bode chama a atenção de outros setores da sociedade, como empresariado e poder público.
Ver essa foto no Instagram
Atualmente é possível ajudar a Livroteca com valores arbitrários ou assinar uma doação mensal que vai de R$5 a R$500. O dinheiro é destinado à manutenção das atividades básicas e contas do dia a dia.
Se você ficou interessado em ajudar o projeto, basta clicar aqui e conferir a página oficial com todas as explicações certinhas!
DIA A DIA REAL
E são projetos e iniciativas assim que ajudam a trazer à tona problemas, necessidades e o dia a dia real de comunidades mais carentes.
Com o objetivo de desmistificar alguns mitos sobre a vida na favela, o tiktoker Raphael Vicente mostra a rotina de um morador desses locais.
Foi através desse trabalho que o influenciador recebeu destaque no jornal britânico The Guardian e foi chamou a atenção da cantora colombiana Shakira.
Raphael possui mais de 3 milhões de seguidores e se compromete em mostrar o que há de mais especial nas favelas. Através dos seus vídeos bem-humorados, o influencer quebra os paradigmas de que nas comunidades só existe pobreza e miséria.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Relembre essa matéria incrível!
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: awebic