Você já ouviu falar no ditado que diz que palavras pesadas doem mais do que uma tapa na cara? A verdade aqui para muitas pessoas um pequeno insulto é equivalente a uma pequena tapa na face.
Independente do contexto em que essa pessoa esteja em discussão com outra, os insultos chegam a ser bastante graves a ponto dela preferir uma agressão física.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Frontiers in Communication, insultos verbais muitas vezes se comparam ao peso de uma tapa no rosto.
É muito importante as pessoas saberem o quão grave são os insultos para que nenhuma pessoa se sinta mal com tanta agressividade.
Por isso é fundamental que você entenda a gravidade do que você fala em uma discussão.
Insultos doem mais que uma tapa?
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Frontiers in Communication utilizaram eletroencefalografia e registros de condutância para comparar o impacto dos insultos verbais.
Em uma única pesquisa eles tiveram a oportunidade de e linguagens para analisar os dados.
Primeiramente, você precisa entender que os seres humanos são um tipo de espécie altamente sociável.
A verdade aqui todos contamos com cooperação e relações interpessoais e constância com outras pessoas para prosperarmos e sobrevivermos neste mundo.
Por isso, as palavras têm um grande papel no desempenho dessas relações, pois são nossas ferramentas para entendermos o comportamento das outras pessoas e de nós mesmos.
É por outros motivos também que as palavras podem machucar muito uma pessoa. A verdade é que pouco sabemos sobre o impacto das palavras em relação aos insultos de outras pessoas.
Veja a seguir o que o autor da pesquisa Dr. Marijn Struiksma, da Universidade de Utrecht fala a respeito:
“A maneira exata pela qual as palavras podem entregar sua carga ofensiva e emocionalmente negativa no momento em que essas palavras estão sendo lidas ou ouvidas ainda não é bem compreendida.”
É por isso que devemos nos preocupar com quem e o que falamos para não gerar incômodo.
As pessoas precisam tomar mais cuidado no que falam quando estão chateadas para não gerar consequências graves.
A dor emocional ao ouvir insultos verbais
Os seres humanos não prosperam sozinhos, precisamos viver em sociedade para que o mundo vá evoluindo.
Por isso, assim como a dor física nos sinaliza que devemos nos afastar de algo, também a solidão que sentimos isoladamente ou a ansiedade nos faz querer viver com conjunto.
São várias pessoas que sofrem diariamente com insultos verbais, e muitas delas acabam ficando doentes emocionalmente por causa.
É muito importante você pensar no próximo até mesmo ao falar algo indesejado, isso porque muitas pessoas acabam sofrendo emocionalmente com certas palavras.
Na verdade, é que existem até casos de pessoas que preferem o contato físico agressivo do que ouvir certas palavras pesadas.
Apesar de ser visto por muitas pessoas como uma doença, não saber lidar com enxutos pode ser uma doença e existe cura para a maioria dos casos.
A dor de um insulto pode parecer com a dor física
O que muitas pessoas não entendem é que a dor social pode, sim, ser mais dolorida do que a dor física.
Embora tanto uma agressão física quanto os insultos verbais acabem doendo, elas parecem de certa forma e pelo menos na superfície, fazendo com que as pessoas fiquem diferentes.
Você precisa entender que muitas pessoas reagem diferente em determinadas situações. Para uns, as palavras dói mais do que uma agressão física, já para outras, a agressão é imperdoável.
As palavras pesadas que falamos é uma discussão que pode ser devastadora para uma pessoa.
e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Embora seja doloroso cortar o dedo enquanto cortamos cebola, muitas pessoas se sentem feridas igualmente quando estão vendo eles soltos desrespeitosos.
Como você viu anteriormente, esse tipo de em relação aos insultos verbais têm evidências científicas e pode ser bastante comum entre os seus amigos e familiares.
É por causa dessas evidências científicas que você precisa tomar cuidado no que fala. A verdade é que nem todas as pessoas terão a maturidade de ouvir certas palavras de você
As palavras podem ferir muitas pessoas
O que muitas pessoas não sabem é que as mulheres são as maiores vítimas dos insultos verbais.
Além disso, o abuso verbal muitas vezes pode ser cometidas com muito desrespeito e até mesmo com cicatrizes emocionais
São várias as mulheres que sofrem com feridas e cicatrizes nos sentimentos por falta de consequências de palavras malditas.
O fato é que muitas consequências físicas podem ser comparadas emocionalmente quando o abuso verbal está relacionado à discussão entre duas pessoas.
Através de estudos, a ciência já comprovou que os efeitos da agressão verbal de uma determinada pessoa eram comparáveis:
- Associados a testemunhar;
- Violência doméstica;
- Abuso sexual não familiar.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
De fato, os insultos verbais podem produzir efeitos catastróficos na mente de uma pessoa. Por isso muitos casos precisam ser acompanhados por um profissional de saúde especializado.
Os insultos podem alterar a estrutura do cérebro humano
Você sabia que existem evidências científicas que comprovam que os insultos verbais podem alterar a estrutura do cérebro, inclusive em crianças?
É muito perigoso os insultos e em uma discussão entre duas ou mais pessoas. Atualmente, são várias as pessoas que sofrem com sequelas de insultos desde a infância.
O que muitas pessoas não entendem é que essas sequelas podem ser passadas da infância à vida adulta, consequentemente, trazendo vários problemas sociais.
São vários os jovens e adolescentes expostos a insultos verbais que acabam desenvolvendo transtornos mentais e até mesmo medo de viver em sociedade.
A consciência das pessoas deve ser educada em relação a não a utilização de insultos verbais em situações do dia a dia, pois isso pode gerar consequências mentais.
Por isso, quando o cérebro humano está ativamente recebendo insultos verbais sendo atacado pelo bullying, existem mudanças na substância do cérebro.
…
Você gostou de saber mais sobre como os insultos podem ser equivalentes ao peso de uma tapa na cara? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas informações valiosas para a sua saúde mental.
Cláudio Bernardo é formado na área de tecnologia, redator web e apaixonado por livros de ficção história. Em seu tempo livre ele gosta de estudar e escrever artigos sobre conhecimentos gerais e tocar violão clássico.