Poucas responsabilidades são tão significativas, impactantes e transformadoras quanto a paternidade. Continue aqui o que a Bíblia diz sobre o papel dos pais e entenda.
Na perspectiva da Palavra de Deus, ser pai é muito mais do que um título ou um papel desempenhado no meio familiar.
Ser pai é uma vocação sagrada que traz consigo um chamado divino para moldar, direcionar e influenciar a próxima geração de filhos e netos.
Por isso, a Bíblia, um guia espiritual, oferece dicas profundos sobre o papel dos pais. Na verdade, ela é um grande manuel para se tornar um agente de amor, sabedoria e fé no lar.
Qual o papel dos Pais segundo a Bíblia?
Primeiramente, é fundamental entender que a Bíblia, em diversas passagens, destaca a importância da paternidade e maternidade responsáveis.
Veja o que diz Provérbios 22:6:
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”
Essa instrução clara e abençoada mostra o compromisso dos pais em orientar os filhos nos caminhos da virtude, seriedade e fé.
Além disso, em Efésios 6:4, Deus nos conduz a não provocar nossos filhos à ira, mas criá-los na disciplina e instrução do Criador:
“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”
Logo, vemos que ser um pai envolve o equilíbrio entre autoridade amorosa e orientação espiritual. Portanto, Deus cria um ambiente onde a verdade e o amor prevalem na lar.
Como ser um pai bíblico?
Podemos aprender lendo a Palavra de Deus que o pai tem diversas responsabilidades quando o assunto é cuidar, proteger e prover sua família.
Na verdade, um verdadeiro cristão entenda qual o seu papel e compromisso em levar sua família aos pés de Jesus Cristo.
Confira a seguir como um homem pode ser tornar um pai bíblico e edificar sua casa no amor incondicional de Deus e ter uma vida mais abençoada.
1 – Modelar os valores cristãos para a família
Ser um pai conforme a vontade de Deus e a Bíblia é começar com a integração dos princípios bíblicos na própria vida.
Na verdade, os filhos aprendem mais com o que veem do que com o que ouvem, por isso, você deve ser um grande exemplo na própria casa.
Portanto, viver uma vida de fé e integridade é fundamental para transmitir valores cristãos genuínos em sua casa, sendo, então, uma figura paterna abençoada.
2 – Ter momentos de oração e estuda da Palavra de Deus
O fato é que a oração constante pelos filhos e a instrução na Palavra de Deus são alicerces da paternidade bíblica.
Por isso, é fundamental você compartilhar histórias bíblicas, ensinamentos e princípios morais para ajudar a construir um alicerce espiritual forte em casa.
3 – Ser um pai amoroso e atenciosos
Em João 13:34-35, o Filho de Deus, Jesus Cristo nos instrui a amar mutualmente como Ele nos amou. O versículo diz o seguinte:
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.
Portanto, ser um pai que reflete esse amor incondicional, perdão e compaixão desenvolve no lar um ambiente de segurança emocional e espiritual.
Oração para ser um pai bíblico
“Ó Deus, cujos santos profetas declararam que os filhos são uma bênção, fazei com que a vossa graça nunca possa ser obstruída por qualquer defeito de minha parte.
Que os filhos que me destes sejam uma bênção e um conforto para minha vida. Possa eu ser capaz de criá-los na virtude e piedade.
Senhor, por favor, concedei-lhes disposições e temperamentos que os levem a se beneficiar com todo bem e a evitar todo mal que possa chegar perto deles.
Concedei a eles, pela abundância de vossa misericórdia, saúde, força e habilidade; dai a eles a vontade de melhorar a si e o poder de aproveitar ao máximo todos os meios que possam levar ao avanço de seu próprio bem e de sua honra.
Ensinai-me, Deus Todo-Poderoso, a dar-lhes um exemplo do caminho em que devem andar.
Ensinai-me a treinar suas mentes no vosso temor e amor: e nunca, oh, nunca os deixai cair em pecado, seguindo qualquer mau hábito ou qualquer inclinação maligna que eles possam ter aprendido comigo.
Oh, que eles não sejam trazidos à tristeza e sofrimento pelos meus meios, que eles não sofram culpa por qualquer negligência ou indulgência da minha parte.
De todo pecado, guardai-os, Senhor; e especialmente de todo pecado que eu poderia ter ensinado a evitar.
Que eles vivam inocente e santamente; lembrem-se do objetivo pelo qual sua vida é concedida; lembrem-se da bem-aventurança que preparastes para todos nós em seu reino.
Atendei esta minha oração, peço, por Jesus, vosso Filho amado, em quem Vós sempre vos agradastes.
Amém.”
Versículos para ser um pai bíblico
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:4)
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22:6)
Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. (Colossenses 3:21)
Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. (Deuteronômio 6:6-7)
Filho meu, não desprezes a disciplina do Senhor, nem te sintas desanimado por sua repreensão, porque o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem. (Provérbios 3:11-12)
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. (Salmo 127:3)
Mas, se não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor. (Josué 24:15)
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. (1 Timóteo 5:8)
O pai justo tem grande alegria em filhos que são sábios; se você tem um filho sensato, há grande satisfação. (Provérbios 23:24-25)
Assim como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem. (Salmos 103:13)
…
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Você gostou dessa excelente reflexão sobre o que a Bíblia fala sobre o papel dos pais? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas informações valiosas sobre o compromisso do pai diante de Deus.
Fonte: awebic