Quando se fala em queda de cabelo, o remédio mais famoso é o Minoxidil. Mas, mesmo com a fama, não é todo mundo que conhece o remédio ou sabe como ele funciona. Além disso, o uso e o tipo de Minoxidil pode variar dependendo da necessidade da pessoa. Conversamos com a farmacêutica Mary Anne Senna, coordenadora de produção da Araujo Manipulação, para entendermos melhor sobre os tipos de Minoxidil e seus usos.
O que é Minoxidil?
Inicialmente o Minoxidil foi desenvolvido para ser um remédio para controle de pressão. Entretanto, observou-se que um de seus efeitos adversos era o de crescimento de pelos e cabelos. A partir disso, como esclarece Mary Senna, a sociedade de dermatologia começou a estudar esse princípio ativo, que é utilizado isolado ou em outras formulações com o objetivo de crescimento de cabelos e pelos.
-
Qual a fórmula do Minoxidil?
O Minoxidil pode apresentar diversas fórmulas dependendo de sua apresentação e pode estar associado ou não a outros medicamentos. A dosagem do medicamento também pode variar, mesmo em sua versão oral.
Para que serve o Minoxidil?
O Minoxidil é um remédio utilizado para o tratamento da calvície e para o crescimento capilar. Ele funciona estimulando a circulação do sangue no local aplicado aumentando o crescimento de cabelos e pelos.
-
Minoxidil para cabelo:
O tratamento contra a calvície ganhou um aliado importante quando o Minoxidil começou a ser utilizado. Inclusive, passou a ser um dos remédios mais relevantes e mais indicados pelos dermatologistas. O Minoxidil é utilizado no cabelo para o crescimento, fortalecimento e engrossamento dos fios. Os fios de cabelo também ficam mais seguros ao couro cabeludo, diminuindo a possibilidade de queda. O Minoxidil para cabelo pode ser utilizado tanto por homens quanto mulheres.
-
Minoxidil para barba:
Muitos homens não deixam a barba crescer porque ela não é uniforme no rosto. Nesses casos, pode parecer que o barbeamento foi feito de maneira incorreta ou desleixada. Para aqueles que querem deixar a barba crescer corrigindo suas falhas, o Minoxidil pode ser bastante eficiente. Barbas com crescimento irregular podem adquirir uma nova aparência, mais robusta e completa.
-
Minoxidil para sobrancelha:
Realizar tatuagens, também chamadas de sobrancelhas definitivas, foi a opção de muitas mulheres nos últimos anos para corrigir falhas. Mas para quem não quer fazer esse tipo de intervenção, o Minoxidil passou a ser um importante aliado. Principalmente para sobrancelhas ralas, o Minoxidil pode ser uma alternativa bastante eficiente para o engrossamento delas, mantendo o aspecto natural da expressão.
Minoxidil funciona mesmo?
“Sim, o Minoxidil funciona”, afirma Mary Anne Senna. Seu uso mais comum é para tratamento da calvície, mas pode ser utilizado também para o crescimento de pelos em outros lugares do corpo, como a barba.
-
Com quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito?
O Minoxidil começa a fazer efeito entre duas e três semanas. Porém, o resultado passa a ser mais notado entre dois e quatro meses. Quando o medicamento é suspenso, ele demora quatro ou cinco semanas para parar o efeito. Isso não quer dizer que ocabelo caíra, só que ele não terá mais o estímulo para o crescimento, como aponta Mary Senna.
Quais são as contraindicações do Minoxidil?
O Minoxidil é contraindicado a pessoas com sensibilidade ao medicamento. Hipertensos que tomam outro medicamento para controle de pressão, grávidas e lactantes só devem utilizar com autorização médica.
Minoxidil: como usar?
Como Mary Anne informa, existe o uso externo e o uso oral do Minoxidil. Importante notar que os de uso externo podem ser em gotas, spray e espuma, que tem como principal diferença a forma de aplicação. Em todas as formas de uso externo, o medicamento é aplicado na área em que o tratamento deve ser feito, seguido de massagem para melhor absorção do medicamento. Abaixo algumas diferenças entre eles:
-
Minoxidil gotas:
A aplicação do Minoxidil gotas pode ser realizada com uma precisão maior do que as outras formas externas. Isso porque o conta-gotas que o acompanha dá mais exatidão da quantidade recomendada para o paciente.
-
Minoxidil spray:
A versão spray, apesar de mais prática, pode ser aplicada com a quantidade não recomendada. Como fica mais difícil de quantificar, a dose utilizada pode estar aquém ou além. Então, é necessário o acompanhamento para saber se o efeito está dentro do esperado.
-
Minoxidil espuma:
Recomenda-se que o uso do Minoxidil espuma seja realizado da seguinte maneira: aplicar uma quantidade nas mãos para depois massagear na parte em que o tratamento é necessário. Como acontece com o spray, é importante acompanhar o efeito para ter certeza que se está utilizando a quantidade correta.
-
Minoxidil comprimido:
“O Minoxidil comprimido agora é apresentado em cápsulas. É a forma mais eficiente para proporcionar o crescimento dos cabelos”, chama a atenção Mary Anne. A dosagem utilizada é menor do que a utilizada para o tratamento de hipertensão, entre 0,25 a 5 miligramas. A cápsula em geral é produzida por farmácias de manipulação, como a da Araujo.
Qual o melhor Minoxidil?
Não existe, necessariamente, uma versão melhor de Minoxidil. Por exemplo, o remédio em cápsula, para uso oral, pode ser mais eficaz porque sua ação acontece de forma sistêmica. Porém, o uso pode ser necessário somente para uma área bem específica, como a sobrancelha. O mais recomendado, como alerta Mary Anne, é realizar uma consulta com um dermatologista que vai indicar o melhor tratamento para a pessoa.
Quais são os efeitos colaterais do Minoxidil?
O Minoxidil oral pode causar hipotensão, inclusive porque é um remédio utilizado para hipertensão. É importante também que grávidas e lactantes consultem um médico para saber da possibilidade de uso.
-
Minoxidil dá espinha?
Não existem relatos consistentes que indiquem o surgimento de espinhas devido ao uso de Minoxidil.
-
Se parar de usar minoxidil, o cabelo volta a cair?
Como explica Mary Anne, o cabelo não vai cair pela suspensão do uso do remédio. O que acontece é a falta de estímulo para continuar o crescimento do cabelo ou pelos. Ou seja, ele para de crescer, mas não passa a cair. Essa ideia pode ser por causa de outro remédio famoso para o tratamento da calvície, a Finasterida. A interrupção do uso da Finasterida, ao contrário do Minoxidil, faz com que você perca os avanços conquistados.
Minoxidil feminino: qual o melhor?
“Todas as opções de Minoxidil podem ser utilizadas por homens e mulheres”, afirma Mary Anne. Porém, ela indica que existem algumas formas de aplicação específicas, como uma caneta roll-on para uso em sobrancelhas, que é muito mais utilizado por mulheres.
Onde comprar Minoxidil?
O Minoxidil não está disponível em drogarias comuns, ele deve ser comprado em farmácias de manipulação, como a Drogaria Araujo, por exemplo.
-
Minoxidil precisa de receita?
O Minoxidil precisa de receita médica, aponta Mary Anne, principalmente em sua forma oral. A consulta com um dermatologista é importante para ele indicar o tratamento adequado à pessoa.
-
Minoxidil manipulado:
A Araujo Manipulação produz o Minoxidil, inclusive o em cápsulas. É importante destacar que a forma oral do remédio só existe em farmácias de manipulação e são poucas as que o produzem. “O Minoxidil para uso oral é realizado com todos os padrões de qualidade, seguindo toda a legislação que rege o segmento de manipulação, tendo todo o cuidado durante o processo”, informa Mary Anne.
Fonte: araujo