Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Manchas de acne: 5 dicas para tratar!

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word3

Vários podem ser os motivos que levam à formação da acne na pele, que segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, “ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, ços e cicatrizes.”. 

Mas para muitas pessoas, pior do que a própria acne (que por vezes, pode gerar dor e desconforto) são as manchas que podem surgir posteriores a ela. Espremer uma espinha e não usar protetor solar da forma correta podem agravar a situação das manchas. 

Ou seja, o problema da acne, que é mais comum na adolescência, principalmente pelas questões hormonais, pode se estender até a vida adulta, podendo afetar a saúde, imagem e autoestima do indivíduo. 

Porém, há soluções para o tratamento adequado para essas manchas de acne. Então, se você quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Como se formam as manchas de acne?

Para entender melhor quais as causas das manchas de acne, devemos entender como elas se formam. Quando a pele se sente machucada ou inflamada, naturalmente há aumento na produção de melanina, que é um pigmento produzido pelo nosso organismo (responsável pela cor do cabelo e da pele, por exemplo). 

Isso ocasiona em uma hiperpigmentação no processo da cicatrização, principalmente quando ocorre a renovação do tecido celular, e a pele pode acabar escurecendo durante o processo e formando as manchas que podem ser arroxeadas, avermelhadas ou marrons. 

Quando manipulamos as espinhas, por exemplo, estamos machucando a pele, o que leva consequentemente a uma inflamação e produção de melanina no local afetado.

Mas, o efeito causado neste processo varia de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem ter maiores propensões às manchas, enquanto outras não. 

Quais as causas das manchas de acne?

Além de “estourar a espinha”, podemos citar como principais causas:

  • Acne do grau 3 ao 5: os quadros de acne mais leves ou tratadas adequadamente possuem menos de sequelas. Porém, as que possuem um maior grau, ou seja, lesões com pus, com grande saída de secreção e com grande processo inflamatório na pele têm mais chances de deixar cicatrizes e manchas na pele.
  • Falta de orientação profissional: cada pele pode reagir de uma forma diferente aos tratamentos indicados. Portanto, é importante seguir à risca a orientação do dermatologista para cuidar da pele.
  • Não usar corretamente o protetor solar: quando o filtro solar não é espalhado uniformemente pelo corpo e rosto, há uma produção desigual de melanina. A radiação provocada pelo sol poderá queimar a pele, principalmente na região da acne, o que pode provocar o surgimento das manchas. 

5 dicas para tratar manchas de acne

Para remover e tratar as manchas de acne na pele, é importante cuidar de alguns hábitos diários relacionados ao cuidado com a saúde, como por exemplo: 

  1. Adicione a esfoliação à sua skincare: a esfoliação da pele tem como objetivo limpá-la profundamente, já que remove as camadas mais externas da pele durante o processo. Dessa maneira, ela é capaz de reduzir a aparência das manchas de espinha, sendo um passo importante na rotina de cuidados com a pele.
    Ela pode ser feita a cada 15 dias ou semanalmente, a depender do tipo de pele e da orientação médica; 
  2. Use protetor solar diariamente: além de ser um aliado para combater o envelhecimento precoce da pele, o protetor solar ameniza o surgimento de rugas e também diminui o surgimento de manchas pelas espinhas;
  3. Invista em peeling: o peeling é um tratamento estético que tem como objetivo provocar a descamação da pele. Ele pode ser químico, com o uso de ácidos específicos, ou físico, que utiliza um processo de lixamento na pele para a renovação celular.  Para as manchas de acne, o mais recomendado é o peeling químico com ácido salicílico. O procedimento deve ser feito por profissionais.
  4. Aposte em tratamentos com laser: em alguns casos, a depender do grau das manchas e da recomendação do dermatologista, um tratamento comum é o laser. Ele serve para eliminar tanto as manchas como as cicatrizes da acne. Dessa forma, é necessário no mínimo 3 sessões para surtir efeito. 
  5. Microagulhamento: esse tratamento consiste em induzir a formação de colágeno e elastina na pele, e dessa maneira, também serve para eliminar as cicatrizes da pele. 

Clareador de manchas de acne: qual escolher?

  • Produtos com LHA, Ácido Salicílico, Ácido Glicólico: a associação do ácido salicílico e o seu derivado LHA conseguem promover uma microesfoliação na pele, o que resulta em uma renovação celular que é capaz de deixar a pele mais fina.
    O ácido glicólico é um importante clareador, que também ajuda a controlar a produção de sebo da pele e fecha os poros que estão dilatados. Assim, esses ativos conseguem auxiliar no tratamento das manchas de acne. 

Effaclar Sérum Ultra Concentrado

  • Protetor solar com cor: De maneira geral, os protetores solares ajudam a prevenir o aparecimento de manchas na pele. Os filtros com cor e com ação clareadoras podem ser ideais para as pessoas que desejam amenizar o aspecto da pele com mais rapidez, pois o pigmento do produto consegue agir como uma barreira física contra os raios solares. Mas, para isso, é importante usá-lo todos os dias, reaplicando sempre que necessário. 

Avene Protetor Solar 

  •  Produtos com vitamina C: a vitamina C possui uma ação clareadora capaz de inibir a produção da melanina, e por consequência, ela acaba por amenizar e prevenir a formação das manchas da acne. Por isso, o seu uso também é indicado para o tratamento das manchas. 

Sérum Garnier Vitamina C 

  • Sérum hidratante com ácido salicílico natural: por fim, o uso de sérum que hidrata e controla a oleosidade, além de amenizar as marcas do rosto é importante para o tratamento. Produtos que contem com o ácido salicílico em sua fórmula ajudarão a prevenir e tratar as lesões que inflamam a pele. 

Vichy Normaderm Phytosolution 

Fonte: araujo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.