O efeito de ser o seu próprio professor é um fenômeno psicológico em que ensinar ou preparar-se para ensinar informações a outras pessoas ajuda no aprendizado.
Na verdade, a pessoa aprende mais as informações ensinando para outras de forma mais rápida e eficaz.
Devido à sua influência de , o efeito de ser o seu próprio professor pode ser uma ferramenta útil em diversas situações ao aprender um determinado assunto.
Com as ferramentas certas, você aprenderá mais sobre essa forma de estudar e sobre como usá-la da forma mais eficaz possível.
Ensinar para alguém realmente funciona nos estudos?
O ato de ensinar um determinado assunto para outra pessoa já ajuda no processo de estudo.
Apesar de ser bem difícil, quando o estudante começa a aplicar corretamente essa técnica, oa fluir.
A rotina do estudo será ainda melhor com o auxílio dessa ferramenta de aprendizado. São vários os estudantes que se beneficiam com esse tipo de funcionalidade ao aplicar o estudo na rotina diária.
Além disso, ensinar para aprender melhor também pode ser benéfico em contextos não acadêmicos, como, por exemplo:
- Refinar ou dominar algumas habilidades;
- Ensinar o básico sobre um determinado assunto;
- Ajudar a lembrar das coisas;
- Explicar de forma simples determinados assuntos;
- Melhorar a compreensão de conceitos.
O aprendizado de novas habilidades é fundamental para o seu crescimento pessoal. É através das novas possibilidades que você buscará refinar as suas habilidades pessoais.
Na verdade, os seus estudos não serão mais o mesmo quando você começar a ensinar o que aprendeu. Busque ser o mais simples possível para que o assunto esteja claro dentro de sua mente.
Sair da zona de conforto…
É uma das melhores formas de você para o ensino. Pare de ir só ler e estudar o que gosta e comece a ensinar também as matérias de grandes dificuldades.
Você começará a sentir o progresso nos seus estudos usando essa ferramenta excelente. Os seus estudos fluirão melhor em relação ao aprendizado se você começar a ensinar para as outras pessoas.
Como aprender mais rápido ensinando?
Ao utilizar a ferramenta de ensino para fixar determinados assuntos na mente, você deve de fato entender como o processo funciona.
Como usar o ensino para melhorar ainda mais e efeitos cognitivos do cérebro devem ser utilizados como estratégia.
Confira a seguir como você pode aprender mais rápido ensinando o assunto para outra pessoa e revolucionar a forma como você estuda diariamente.
1 – Aprender o assunto como se fosse ensinar para alguém
É muito importante que você se sinta motivado e confortável ao aplicar essa ferramenta. É muito importante você afirmar o compromisso de que essa ferramenta irá transformar sua vida nos estudos.
Firmar o compromisso fará com que você com disciplina aprenda de fato o assunto ao ser ensinado para outra pessoa. Será uma vergonha tremenda de sua parte ensinar conteúdo errado.
Por isso é fundamental que você entenda a responsabilidade que é ensinar a outra pessoa um assunto que você também está tentando dominar.
Ao utilizar esse tipo de aprendizado só fortalecerá o seu compromisso disciplinar ao estudar sempre que puder.
Além disso, você não estará sozinho, pois o compromisso de ensinar a outra pessoa fará dele um companheiro de estudos.
2 – Fingir que você é o professor do assunto
Ninguém imaginaria aqui brincar de professor e aluno na infância iria ser reutilizado na vida adulta. Por mais estranho e simples que isso possa parecer, essa ferramenta de estudo é fundamental para o aprendizado.
Apesar de certo preconceito em relação ao , fingir ser um professor de alguém para ensinar um determinado assunto faz com que duas pessoas aprendam juntas sozinhas.
Estudar em conjunto com outras pessoas beneficiará seus estudos, como:
- Firmar o compromisso;
- Revisar com outra pessoa;
- Corrigir o exercício do outro;
- Ir junto para as provas.
Além disso, é visualizando o processo e o esforço de cada um ao entender o assunto para passar para o outro que conseguimos colher benefícios desse tipo de ferramenta.
Os seus estudos não serão mais o mesmo quando você começar a utilizar essa ferramenta.
No início isso pode até parecer brincadeira, mas utilizar de um comportamento de professor para ensinar é vantajoso.
3 – Ensinar o assunto para uma pessoa real
Apesar de muitas pessoas criarem um aluno imaginário para ensinar um determinado assunto, outras utilizam pessoas reais.
e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Não só para passar em uma prova ou concurso público, mas a forma de aprendizado ao ensinar a outra pessoa pode ser levado para a vida.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
A forma como você se comunicará com outras pessoas e aprender até mesmo funções no trabalho ficará ainda mais fácil e simples ao aplicar o ensinar a outra pessoa.
Você pode chamar um amigo ou até mesmo um membro da família para aplicar essa técnica de estudo e nivelar o seu posicionamento em relação ao estudo.
Além disso, é fundamental você ter uma certa maturidade para saber lidar com algumas divergências nessa técnica de estudo.
Por outro lado, você e seu parceiro de estudos serão beneficiados com essa nova forma de aprendizagem.
4 – Usar outras técnicas de estudo ensinando para alguém
Além da técnica de ensinar a outra pessoa para fixar assunto na mente, você pode utilizar outras combinações de técnicas de estudo para melhorar o seu processo de aprendizagem.
Ao no determinado assunto, você pode utilizar de exercícios e até mesmo apresentações para detalhar ainda mais o que aprendeu.
São várias as pessoas que utilizam da técnica de redação para passar para o folha de papel o que já aprendeu no momento de estudo.
Forçar a mente para extrair informações já aprendidas é uma excelente forma de revisão e aplicação do que já aprendeu.
Você precisa entender que um estudo ativo é bem mais vantajoso para o seu processo de aprendizagem do que apenas ler algumas páginas de um livro.
Sua memória reterá mais informações se você começar a ser mais ativo no processo de aprendizagem.
…
Você gostou de saber mais sobre como ensinar para alguém faz aprender duas vezes mais? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!
Cláudio Bernardo é formado na área de tecnologia, redator web e apaixonado por livros de ficção história. Em seu tempo livre ele gosta de estudar e escrever artigos sobre conhecimentos gerais e tocar violão clássico.