Bruno Moura, de 22 anos, sempre soube o que queria ser profissionalmente. Assim, ele se transformou no primeiro fotógrafo com Síndrome de Down do STF (Supremo Tribunal Federal), a Corte Suprema do país.
Simpático e extremamente habilidoso, o fotógrafo conquista a todos. Impossível resistir a ele. Para celebrar, lançou a exposição “STF dos meus olhos”.
Patrícia Moura, mãe do Bruno, está convencida de que o filho abriu portas para outras pessoas com deficiência. O pai, Luciano Moura, é puro orgulho.
Determinação e esforço
Patrícia disse que o filho sempre teve muita garra.
“Ele é muito determinado, esforçado e todos os dias fala que vai dar o melhor. É muito feliz em trabalhar aqui e essa é uma oportunidade singular”, completou.
Para Luciano Moura, Bruno colhe os resultados de muita batalha pessoal.
Leia mais notícia boa
Apoio incondicional
O ministro Dias Toffoli, que tem um irmão com Down, apoia integralmente o fotógrafo.
“É como se o meu irmão estivesse do meu lado, então a gente se emociona mesmo”, ressaltou.
Para o ministro, é preciso que todos cooperem para um mundo mais plural. “As pessoas com síndrome de Down têm inteligência e olhar únicos, basta ver as fotos que o Bruno tira.”
Exposição de trabalhos
Assim, focado, o jovem lançou a exposição “STF pelos meus olhos”.
Nela, estão fotografias feitas por ele e que contam com apoio do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e demais ministros.
“Por meio das imagens, Bruno apresenta cenários que atravessam barreiras do preconceito e nos convidam a refletir sobre a relevância da inclusão social e da acessibilidade”, disse Barroso.
STF apoia os PCDs
Desde abril, Bruno e outras 30 pessoas com deficiência trabalham no STF.
A contratação foi possível via Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe).
Felicíssimo com a conquista, Bruno é só alegria. “Hoje é o dia da minha exposição de fotos, é o dia mais feliz da minha vida.”
Cartões-postais
A exposição reúne 20 fotografias feitas por Bruno com apoio e supervisão dos fotógrafos que compõem a equipe de Fotografia do Supremo.
As imagens registradas por ele estão em cartões postais que podem ser comprados na Livraria do STF.
A exposição “STF pelos meus olhos” faz parte da campanha Setembro Verde, que prevê uma série de atividades de conscientização sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência no STF.
Fonte: sonoticiaboa