Por Luiz Felipe Gomes
Em 28.08.22
A flor de lótus é uma planta aquática que certamente trará inspirações para sua decoração. Comum na cultura oriental, ela pode ser utilizada para ornamentar vasos, aquários e lagos e, dessa forma, garantir um efeito lindo nos ambientes. A planta também é marcada por simbolismo e representa elegância e pureza. A seguir, confira dicas de uma especialista para cultivá-la em casa.
Publicidade
O que é a flor de lótus
A flor de lótus, ou Nelumbo nucifera, é uma planta aquática nativa das regiões da Ásia. De acordo com a jardinista Flávia Kremer, ela é símbolo de pureza, sabedoria e paz. Além disso, é muito apreciada nas culturas de países como Índia e China, sendo utilizada para fins ornamentais, meditativos e culinários.
O surgimento da flor de lótus é marcado por diferentes histórias e culturas. No Egito, por exemplo, a flor simboliza renascimento e progresso, e é muito comum encontrá-la no interior de construções, como as pirâmides. Já nas culturas indiana e budista, a planta sempre foi cultivada para representar resistência, simplicidade e conquista. Nessas tradições, acredita-se que a flor de lótus é uma planta que também simboliza vida, uma vez que, mesmo florescendo sobre a lama, permanece resistente e sempre bonita.
Publicidade
Benefícios da flor de lótus
Além de ser uma flor dotada de beleza, a flor de lótus é conhecida por seus benefícios à saúde. A seguir, confira 5 benefícios da flor de lótus:
- Devido a algumas funções medicinais, a flor de lótus é muito utilizada para essa finalidade. De acordo com a jardinista Flávia Kremer, ela é muito utilizada para aliviar sintomas de problemas no trato digestivo, como a diarreia;
- A flor possui propriedades que tratam algumas doenças de pele, como a acne, pois reduz as inflamações;
- A planta tem alguns nutrientes que auxiliam na diminuição de sintomas da gripe, como a tosse. Essa propriedade medicinal está nas suas raízes;
- Segundo Flávia, a planta também estabiliza a pressão arterial. Em culturas de países asiáticos, por exemplo, as raízes da planta são cozidas e depois ingeridas para regular a pressão;
- A planta ainda possui propriedades aromáticas, uma vez que as suas flores emanam um leve perfume doce e agradável.
Embora seja uma planta linda e com muitos benefícios, é importante lembrar que as propriedades medicinais da flor de lótus ainda estão em fase de pesquisa. Por isso, antes de consumi-la para alguma finalidade curativa, é necessário buscar orientação médica.
Relacionadas
Como cuidar da flor de lótus
A flor de lótus é uma planta aquática, por isso, ela exige alguns cuidados especiais para crescer bonita e saudável. A seguir, confira 6 dicas práticas da jardinista Flávia Kremer para ter sucesso em seu cultivo.
1. Plantio
Segundo Flávia, a planta pode ser cultivada em ambientes semelhantes aos de sua origem natural, como pequenos riachos e pântanos. Dessa forma, no paisagismo, a flor pode ser plantada em lagos, tanques e aquários. Para o plantio em vasos é importante usar uma água de qualidade, matéria orgânica e terra, para garantir as condições ideais para a planta.
2. Luminosidade
“A flor de lótus é uma planta que aprecia o sol direto”, orienta Flávia. Em um ambiente ensolarado a planta encontra mais condições para florescer e crescer ainda mais saudável.
3. Adubação
A adubação deve ser realizada por meio de adubos diluentes em água. No mercado, também é possível encontrar fertilizantes próprios para plantas aquáticas.
4. Floração
De acordo com a especialista, a flor de lótus floresce entre a primavera e o verão. A planta se desenvolve melhor nos meses de inverno, enquanto aguarda a chegada do período mais quente.
5. Rega
A flor de lótus é uma planta aquática, por isso, não é necessário regá-la, já que as suas raízes ficam submersas na água. No entanto, a planta é uma espécie de flor muito delicada, por isso, é preciso ficar sempre atento à qualidade da água do ambiente.
6. Mudas
Flávia ressalta que a flor de lótus se propaga por rizomas, ou seja, através de seu caule submerso que dá origem a novos brotos. “A planta também pode ser cultivada por meio de sementes. Nesse tipo de plantio, as sementes devem ser colocadas em um vaso com água morna e filtrada, sob o sol, para que possam germinar. As sementes podem ser adquiridas em lojas e sites especializados em jardinagem”.
Com essas dicas valiosas da Flávia, com certeza, você terá sucesso no cultivo desta bela planta aquática. É importante lembrar que a flor é muito delicada, então é preciso ficar de olho no ambiente em que ela será cultivada, além da qualidade da água e do substrato. Seguindo essas orientações, você terá uma linda flor de lótus por bastante tempo.
Publicidade
Saiba mais sobre a flor de lótus
Na hora de cultivar uma nova plantinha em casa, é sempre bom ficar por dentro de dicas extras. Além disso, no cultivo de espécies aquáticas, é preciso ter alguns cuidados básicos já que a planta é muito sensível e delicada. Pensando nisso, confira, a seguir, mais informações e curiosidades sobre o cultivo da flor de lótus:
Um pouco mais sobre a história e o significado da flor
Aprenda um pouco mais sobre a história da flor de lótus, que é repleta de simbolismo. O vídeo traz detalhes sobre os significados e características da planta, que mostram toda sua beleza. Certamente, vale a pena assistir, pois essas informações também irão te auxiliar na hora do cultivo.
A beleza da flor de lótus em lagos
Nesse vídeo você vai conferir como é bela a flor de lótus quando cultivada em lagos. Esse tipo de ambiente garante o maior desenvolvimento da flor, além de dar um efeito lindo na decoração de jardins e áreas externas. Aqui, você vai aprender algumas dicas de plantio muito úteis para esse tipo de cultivo.
Dicas certeiras para germinar as sementes da planta
A maneira mais comum de cultivar a flor de lótus é a partir de suas sementes, portanto, é muito importante saber como realizar o cultivo a partir desse processo natural. Nesse vídeo, você vai aprender o passo a passo para germinar as sementes em água e, dessa forma, ter sucesso no cultivo de novas mudas.
Adubo caseiro para plantas aquáticas
As plantas aquáticas também precisam ser adubadas com frequência para se desenvolver de forma saudável e gerar belas flores. Aqui, você vai aprender uma maneira prática e acessível para fertilizar a sua flor de lótus com um ingrediente simples: a casca de ovo. O componente é rico em cálcio, potássio e magnésio, ou seja, nutrientes essenciais para toda plantinha. Sem dúvida, vale muito a pena conferir a dica!
Publicidade
Com essas orientações somadas a muito cuidado e carinho, você vai ter lindas mudas de flor de lótus em casa. Já está pensando em como ornamentá-la na sua decoração? Então, siga para o próximo tópico que traz muitas possibilidades para você usá-la em seu jardim!
10 fotos lindas de flor de lótus para inspirar a sua decoração
Por fim, confira 10 imagens lindas que retratam toda a beleza e o charme da flor de lótus. Certamente, você vai se apaixonar pela delicadeza da flor que pode ser a queridinha da sua decoração. Olha só:
1. A flor de lótus é uma planta aquática muito fácil de se apaixonar!
2. Cercada de simbolismos, ela representa força, resistência e prosperidade
3. E, com certeza, vai trazer alegria e cor para o seu lar!
4. Essa bela planta pode ser cultivada em vasos
5. E fica linda em lagos e lagoas, ou seja, o seu ambiente natural
6. No Brasil, você ainda poderá encontrar duas variedades mais comuns da flor
7. Na cor branca, que representa perfeição
8. E na cor rosa, que representa a pureza
9. Sem dúvida, a flor-de-lótus é uma planta de muitos significados e presença marcante!
10. Certamente, você vai amar a energia dessa bela flor aquática em sua casa!
Gostou das dicas para cultivar a flor de lótus? Essa planta aquática realmente é muito bonita, delicada e com diversas possibilidades decorativas. Outra planta que também traz charme para os ambientes é a helicônia. Ela possui flores exuberantes e fica linda em áreas externas e jardins.