Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Filhotes de guepardos ameaçados de extinção nascem após 70 anos – Assista ao vídeo impressionante!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Como é linda a natureza selvagem! Quatro filhotes de guepardos, espécie ameaçada de extinção, nasceram em um parque nacional. O nascimento dos bebezinhos ocorreu depois de 70 anos sem guepardos gerarem novos indivíduo. Foi praticamente um milagre!

Oito guepardos adultos levados da Namíbia no Parque Nacional de Kuno-Palpur, na Índia, foram soltos. No mês passado, mais 12 indivíduos chegaram ao local. Para surpresa geral, descobriu-se que uma das fêmeas deu à luz a quatro novos guepardinhos!

“Parabenizo toda a equipe do Projeto Guepardo por seus esforços incansáveis em trazer de volta os guepardos para a Índia e por corrigir um erro ecológico cometido no passado”, escreveu Bhupender Yada, ministro do Meio Ambiente da índia.

Anos de extinção

A soltura dos novos animais fez parte de um grande projeto do governo indiano para trazer de volta esses felinos para as florestas do país que ficaram mais de sete décadas em extinção.

De acordo com os biólogos do parque, uma das fêmeas chamada Siyaya, proveniente da primeira leva, de setembro de 2022, virou a nova mamãe do pedaço.

Infelizmente, o acontecimento veio acompanhado de uma má notícia. Outra fêmea do bando que foi reintroduzida no parque, em 2022, foi encontrada morta. Os funcionários identificaram que ela sofria com problemas no fígado.

Leia mais notícias boas:

Rápidos e vorazes

O guepardo (Acinonyx jubatus) é o mamífero terrestre mais rápido da natureza! A espécie pode atingir uma velocidade de 110 km/hora em apenas três segundos. É melhor nunca tentar correr de um bicho desses, viu?

No entanto, apesar de sua agilidade sem igual no mundo animal, ele corre risco de desaparecer do planeta. No passado, os guepardos eram avistados em vários lugares na África e também costumavam vagar pela Península Arábica e pela Índia central. 

Com o desmatamento, a população desse animal foi reduzida na maior parte do continente africano e agora pode ser encontrada habitando apenas 10% de sua área histórica.

Nos dias hoje, estima-se que sejam 7 mil indivíduos na vida selvagem – na África do Sul, Botsuana e Namíbia. Já o guepardo asiático só resta no Irã e são aproximadamente 50 animais.

Assista ao vídeo:

Diferentemente de outros predadores africanos, os guepardos não consomem restos de carcaças. Consomem a carne rapidamente e as abandonam. - Foto: Pixabay

Diferentemente de outros predadores africanos, os guepardos não consomem restos de carcaças. Consomem a carne rapidamente e a abandona. – Foto: Pixabay

Com informações de Conexão Planeta.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.