Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Festa de Iemanjá hoje: Salvador reforça segurança para as homenagens!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Festa de Iemanjá em Salvador, uma das mais populares e tradicionais do país, será nesta sexta (2). No dia da rainha do mar, pessoas de toda a cidade se reúnem para entregar oferendas e presentes.  Odoiá!!! (Mãe das águas).

Para garantir a segurança, a cidade terá um reforço de aproximadamente 500 agentes militares. Eles estarão distribuídos em patrulhas a pé, bases móveis em postos de observação, postos de abordagens e até com o apoio aéreo de drones e helicópteros.

Mas se você não pôde ir à praia, ou mora em uma cidade onde não é no litoral, dá para preparar uma oferenda linda e cheia de boas energias para Iemanjá. Reserve um cantinho, coloque um prato com flores brancas, alfazema, uvas verdes e frutas como mamão, pêra ou melancia. Escreva seu pedido a lápis em um papel e dedique-o a ela.

Quem é Iemanjá?

Iemanjá é uma divindade de origem africana, a rainha das águas e mares. Seu nome vem de uma expressão em Iorubá que significa ‘Mãe cujos filhos são peixes‘.

Ela divide com Oxum o poder e o domínio das águas. Segundo as tradições de matrizes africanas, enquanto Oxum cuida das águas doces, Iemanjá guarda as águas salgadas.

Na história, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás e, por essa razão, ela passou a ser considerada mãe de todos.

Programação em Salvador

As celebrações já começaram na quinta-feira (1), com a entrega do presente no Dique Tororó, às 23h30. Essa primeira oferenda é dedicada a Oxum.

Diz a tradição que antes de saudar Iemanjá, rainha das águas salgadas, o devoto tem que saudar Oxum, a rainha das águas doces.

O ponto alto da festa é a saída dos barcos para entregar essa oferenda à Iemanjá. Isso acontece às 16h, quando os pescadores vão para alto mar em cortejo.

Para quem quer fugir da muvuca da festa no Rio Vermelho, outros pontos da cidade também há celebrações, como na Praia de Itapuã e Pituaçu.

Na hora da oferenda

Hoje em dia, a maioria das pessoas coloca apenas flores.

Isso porque os materiais das tradicionais oferendas como pentes, espelhos, sabonetes, perfumes e até joias, não se decompõem rapidamente no mar.

Ler mais notícia boa 

Use branco ou azul

Se você quer mostrar respeito aos rituais da festa, a dica é vestir-se de branco ou azul.

Essas cores simbolizam a ligação com Iemanjá, a rainha do mar, mesmo que você não seja adepto das tradições.

Deixe o carro em casa e aproveite os shows

O bairro do Rio Vermelho é fechado para o trânsito, já que bares, restaurantes e as pessoas que vão e voltam da Casa de Iemanjá ocupam todas as ruas.

Durante todo o dia, diversos grupos de samba, percussão e capoeira também animam a orla da cidade.

Essa festa típica popular vem crescendo a cada ano e conta com uma programação de shows em diferentes estabelecimentos.

Fique de olho nas agendas, porque as festas acontecem por todo o bairro!

Festa para Iemanjá será tombada como Patrimônio Imaterial de Salvador. - Foto Joá Souza

Festa para Iemanjá será tombada como Patrimônio Imaterial de Salvador. – Foto Joá Souza

 

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo