Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Feira Criativa em SP impulsiona economia e destaca talentos independentes

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Artistas independentes impulsionam, sim, a economia. O setor, com mais de 8 milhões de profissionais, movimenta R$ 10 bilhões por ano, no . E este fim de semana eles fazem uma Feira Criativa em ão Paulo.

“Os artistas, chefs de cozinha, confeiteiros, ilustradores, músicos, artesãos, malabaristas, grafiteiros e cantores que reunimos em cada evento, vivem o paradoxo de empreender no Brasil, fazendo o que gostam”, disse Cauê de Lucca, produtor cultural e diretor da Positive Foundation, em entrevista ao Só Notícia Boa.

“Somos mais de oito milhões de pessoas que vivemos da nossa , mesmo que nossa marca não seja uma grife”, lembrou

Feira criativa

A Positive Foundation vem empreendendo no segmento de eventos de rua, que começou no Beco do Batman, na Vila Madalena, na zona Oeste de São Paulo, há 27 anos.

E neste domingo, 29, pelo menos 70 expositores mais uma vez vão para as ruas com a coragem e a determinação de quem “canta pra subir”, mas também costura, pinta, borda, entalha, funde, cozinha, etc, colocando sua melhor energia para que outras pessoas de grande valor possam levar para casa um pouco desse seu melhor.

“Formigas Cantoras”

As figuras icônicas da cigarra e da formiga foram personagens de uma parábola da Grécia antiga. A ideia original era a de que quem trabalha, não tem tempo de cantar e quem canta, não gosta de trabalhar…, mas os boletos sempre chegam, independentemente do gosto de cada um.

A parábola ganhou uma atualização no século 17, pelas letras do francês Jean de La Fontaine, mas apesar do tempo ter passado bastante, ainda vivemos sob o estigma, ora da cigarra, ora da formiga, onde nem sempre o valor de quem “canta” é reconhecido.

A feira criativa agrega as cigarras-formigas (ou formigas-cigarras), que vivem de sua arte, empreendem na cultura, na gastronomia, no artesanato, na música e nas artes plásticas, porque escolheram viver de coisas que fazem por encantamento da alma.

“O empreendedorismo é de todos nós, porque não é diferente para quem organiza eventos como a Expo Cultural São Paulo, é uma missão árdua, mas prazerosa”, afirmou Cauê de Lucca.

Desafio dos corajosos

Essa energia não é fraca, não, e mesmo nesses tempos de e-commerce, marketing digital e o poder de fogo de grandes marcas em atingir seus públicos, nada encanta mais do que as feiras criativas.

Uma barraca ao ar livre e o contato olho no olho são, desde os tempos em que a parábola da cigarra e da formiga surgiu, a melhor forma de comércio que conhecemos.

“Mesmo enfrentando uma série de desafios, fazemos parte de um grupo de pessoas corajosas e a cada evento, uma alegria nos envolve e nos estimula a levar adiante nossos sonhos”, disse Cauê, que completou:

“Há métricas para somar os ganhos, mas as experiências humanas em um dia de domingo, em um passeio na praça, em um encontro que celebra a vida e suas filigranas de prazer, não têm preço. Nos vemos por lá”, convidou.

Leia mais notícia boa

Sobre a Positive Foundation

A Positive Foundation é uma produtora que desde 1996 atua no fomento da Street Art, Grafitti e Gastronomia.

Mantém ainda um atelier de e uma loja para a venda de produtos relacionados à arte (camisetas, gravuras, quadros, prints, fotografias, head shop, toy art).

Serviço

Feira Criativa da Positive Foundation
Quando: Domingo, 29/10,
Horário: das 10h às 20h,
Local: Av. José Maria Whitaker , 1780 – São Paulo – SP

São 70 artistas de várias tendências da feira criativa deste fim de semana na cidade de São Paulo. Foto: divulgação

São 70 artistas de várias tendências da feira criativa deste fim de semana na cidade de São Paulo.  -Foto: divulgação

A feira criativa tem de tatuadores a artistas plásticos. - Foto: divulgação

A feira criativa tem de tatuadores a artistas plásticos. – Foto: divulgação

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.