Estofar as portas da casa: passos e dicas
Quando passa um certo tempo, é comum que os elementos da se deteriorem ou precisem de manutenção. O uso diário causa desgaste que pode se refletir em manchas ou ferrugem, o que afeta a estética da casa. Uma técnica para dar-lhe renovação é estofar as portas.
Embora alguns acreditem que o estofamento seja exclusivo de poltronas e banquetas, a verdade é que ele também pode ser aplicado às portas. Claro, requer algum tempo, paciência e boa técnica. A seguir, detalhamos o passo a passo.
Passo a passo para estofar as portas
Existem diversos materiais para fazer o estofado, como tecido ou couro, dependendo do tipo de decoração desejada. Em qualquer caso, uma série de ferramentas semelhantes são usadas em todos eles, incluindo elementos de corte, adesivos e colas. O ideal é usar luvas para proteger as mãos. Mãos à obra!
Escolha de materiais
O primeiro passo é identificar os materiais de trabalho. Isso depende do tipo de porta e da decoração desejada. Entre as opções mais comuns estão o aglomerado, o couro sintético e o couro ecológico.
Outro material importante é o enchimenti. Antes do estofamento, uma camada de feltro, lã ou espuma de borracha é colocada para que fique acolchoado.
Ferramentas
Quanto às ferramentas, você deve ter adesivo incolor ou spray. É importante que não contenha , solvente destinado à pintura. Além disso, é conveniente ter outros elementos à mão, como os seguintes:
- Tesouras.
- Faca ou cortador.
- Martelo.
- Adereços para estofados.
- Linha grossa para marcar o desenho.
- Fita de pintor.
- Três metros de material de enchimento e estofamento.
Desmontagem
Para começar, é preciso retirar a porta da moldura e colocá-la em uma superfície firme, que pode ser uma mesa, dois cavaletes ou um cobertor no chão. Fechaduras e dobradiças também devem ser removidas.
Depois disso, o material de enchimento deve ser cortado de acordo com o comprimento da porta. É aconselhável deixar pelo menos 1,5 centímetros restantes em todo a moldura. Ou seja, deve haver um espaço na porta livre de feltro ou espuma de borracha.
Primeira camada
O próximo passo no estofamento das portas é borrifá-las com o adesivo. Uma vez espalhado por toda a extensão, o enchimento deve ser colocado com muito cuidado, pois será difícil movê-lo se estiver fixo. Em casos de materiais finos, como feltro fino, podem ser necessárias duas demãos. É importante que um efeito de amortecimento seja alcançado.
Estofado
Enquanto o enchimento seca, o material escolhido para o estofamento deve ser cortado. Deve-se deixar um excesso de três centímetros —tanto em comprimento como em largura— em relação ao tamanho da porta.
Em seguida, pegue a cola e espalhe nas partes que ficaram livres de enchimento para cobrir bem todas as bordas. Feito isso, o tecido ou couro é colocado sobre o adesivo, novamente com grande precisão. Por fim, deixa-se secar.
Algum peso pode ser adicionado no topo para acelerar a secagem.
Decorado
Após pelo menos 30 minutos de secagem, você pode usar a fita adesiva e o fio grosso para marcar o desenho que as tachinhas darão então. Um dos mais populares são os losangos. Quanto melhor for colocada a linha, mais alinhado ficará o desenho.
Então, com o martelo, as tachinhas são acionadas uma a uma. Eles devem estar bem distribuídos e com uma distância semelhante entre cada um.
Cortes sobrantes e final
Ao finalizar o desenho decorativo, é necessário deixar mais algum tempo para secar e, em seguida, cortar as sobras do material do estofado com um cortador. Isso inclui fazer furos para maçanetas e fechaduras.
Se quiser fazer dos dois lados, basta repetir o processo. Mais tarde, coloca-se de volta na moldjra e pronto. A porta mostrará uma fachada tão renovada quanto brilhante!
Vantagens de estofar as portas da casa
Embora pareça ter apenas uma finalidade estética, o estofamento das portas traz uma série de benefícios para a casa, desde um melhor isolamento acústico até maior resistência dos materiais.
Adeus umidade
Embora nem todos os materiais tenham a mesma resistência, em geral, o estofamento das portas as protege dos efeitos da , problema muito comum na deterioração dos móveis.
Vida útil
A colocação de uma camada de estofamento e outra de tecido oferece um prolongamento da vida útil da porta. O seu efeito acolchoado confere uma maior resistência aos choques e é difícil que cheguem até o fundo.
Por essa razão, nos casos em que estiver muito desgastada, será muito mais fácil e barato substituir o estofamento do que a porta inteira.
Limpeza e desgaste
É comum as portas mancharem, enferrujarem e se desgastarem com o tempo, sejam elas de madeira ou metal. O estofamento evita que esses efeitos passem por ele e seu cuidado é simples.
Dependendo do material, diferentes agentes de podem ser usados. No entanto, para couro sintético, é melhor evitar produtos químicos. Um pano úmido é suficiente nesses casos.
Isolamento acústico
Outra grande vantagem do estofamento das portas é a melhora no isolamento acústico que produz. Aderindo camadas de enchimento compostas de feltro ou espuma de borracha, o som é amortecido, tornando-se uma técnica ideal para músicos que desejam ensaiar sem afetar a estética de seu lar.
Uma escolha estética
O estofamento das portas não tem apenas uma função protetora, há quem o escolha apenas pelo efeito . Obviamente, cada material de estofamento varia e, para selecioná-lo, você deve levar em consideração como ele combina com o restante do de interior.
Se o desenho for feito com tachas sobre o couro sintético, os desenhos podem ser bem variados. Diferentes formas rombóides são comuns, mas também existem formas quadradas ou circulares. Não é necessário fazê-lo em todas as portas da casa. Em geral, se a entrada for escolhida, o restante da sala permanece sem estofado.
Fonte: melhorcomsaude