A cidadezinha mais bonita do Brasil também é conhecida como Suíça cearense. O município de Guaramiranga foge dos padrões impostos pelos cenários do estado do Ceará e oferece uma experiência única na região serrana.
Quer descobrir por que ela merece sua visita?
Montamos um guia de viagem completo para você descobrir as inúmeras possibilidades da cidade. Guaramiranga conta com um clima ameno e uma área de Mata Atlântica preservada, com cachoeiras, riachos, rios e trilhas.
Esse é o destino ideal para quem ama a natureza
Mas também não fica para trás quando o assunto é conhecimento histórico e cultura. Quer saber a melhor época de viajar, como montar o roteiro e quais são as paradas imperdíveis na cidade?
Confira tudo o que preparamos abaixo e tenha uma experiência inesquecível.
Onde fica Guaramiranga?
Como citado anteriormente, a cidade faz parte do estado do Ceará e está localizada na região conhecida como Maciço do Baturité. A cidade serrana fica a aproximadamente 100 km da capital, Fortaleza.
- O acesso à Guaramiranga acontece pela CE 060 até Baturité.
Os viajantes devem seguir nesta estrada cerca de 18 km. A viagem saindo de Fortaleza até o destino costuma ser bem tranquila e dura cerca de 3 horas de carro.
Como é o clima em Guaramiranga?
Diferente do que se está acostumado para os termômetros do Ceará, Guaramiranga é uma cidade com o clima ameno. As temperaturas variam entre 14 °C e 25 °C.
Isso mostra o quanto o destino é versátil e merece sua visita. A depender do seu estilo de viagem, é possível visitar a cidade em qualquer época do ano. Quem quer aproveitar um tempo mais frio, deve viajar entre os meses de junho e julho.
Já quem prefere se conectar com a natureza e aproveitar as atrações provenientes da Mata Atlântica, tem todo o resto do ano para aproveitar temperaturas tranquilas.
O que fazer em Guaramiranga?
O fato de ser pequena não significa que a cidadezinha mais bonita do Brasil vai te deixar no tédio. Muito pelo contrário, Guaramiranga conta com atrações interessantes para os turistas aventureiros.
Além da natureza exuberante, a cidade é charmosa e aconchegante. Reunimos todos os detalhes sobre cada ponto turístico da região para você montar o melhor roteiro. Inclua aquelas atividades que mais se adequam ao seu estilo de viagem.
Ainda não conhece os estilos de viagem do Brasil? Clique aqui E CONHEÇA!
Serra de Guaramiranga
Essa região conta com pouco mais de 830 m de altitude. Se você é do tipo de turista que ama explorar a natureza e observar a diversidade de fauna e flora, vai se deliciar com a paisagem. A Serra de Guaramiranga conta com um cenário muito típico e diferente de tudo que se encontra no estado do Ceará.
Com uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservada do estado, a Serra possui um clima frio e úmido. Suas trilhas chamam a atenção pelas paisagens de tirar o fôlego. A altitude da área permite lindos mirantes.
Pico alto
Esse é um daqueles pontos turísticos que você não pode deixar de ir enquanto estiver visitando Guaramiranga. O pico alto está no topo da lista de principais atrações da cidade. O mirante natural tem um pouco mais de 1000 m e representa a maior altitude do maciço de Baturité.
Lá de cima é possível observar toda essa área, responsável por formar a região serrana do estado do Ceará. Se você gosta de registrar cada momento, não esqueça de levar seu equipamento fotográfico bem carregado. O pico alto é um verdadeiro cartão postal e você pode conferir algumas inspirações para os registros nas redes sociais.
O parque das trilhas
Se você é do tipo de viajante que adora ecoturismo, vai adorar passar um dia inteiro explorando o parque das trilhas. O espaço conta com aproximadamente 3 km e meio de extensão item muitas opções de caminhadas ecológicas.
Cada uma dessas rotas pode durar de 30 a 90 minutos. A área designada também conta com algumas piscinas de pedras, as plantações de café e atividades radicais como tirolesa e travessia na ponte de 3 cordas.
Mosteiro dos Jesuítas
A cidadezinha mais bonita do Brasil também conta com o Mosteiro dos Jesuítas. Considerada a construção mais antiga da cidade, o espaço é uma ótima opção de passeio para os visitantes. E é claro que você não precisa ser religioso para apreciar a beleza desta construção de pedra.
Seu charme arquitetônico, se mescla com as belezas da Capela do sagrado Coração de Jesus. Um Jardim também é super aconchegante e convidativo, sem falar que você pode aproveitar o passeio para apreciar a vista do mirante.
Parque Handara
Se você está planejando ir até Guaramiranga com os seus familiares, não esquece de colocar este parque no roteiro. A natureza está integrada com as construções do parque e oferece momentos de muito bem-estar para os viajantes.
Além disso, o espaço conta com atividades ecológicas, feitas especialmente para o público infantil. E também é possível aproveitar tirolesas, pedalinhos, trilhas e muito mais.
Cachoeira do perigo
Apesar do nome, você não precisa se assustar. Essa queda d’água é o lugar perfeito para se refrescar em um banho de cachoeira. A trilha para chegar até lá dura cerca de 10 minutos.
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
A facilidade no trajeto o torna inclusivo e ideal para todas as idades. O perigo está na altura da queda, com 70 m. Aproveite essa dica para se refrescar em uma área segura da cachoeira.
O Parque das Cachoeiras
Apesar de ficar um pouco mais distante, esse é outro ponto de parada imperdível para quem está viajando para Guaramiranga. O Parque das Cachoeiras fica mais próximo de Baturité e conta com diversas quedas d’água.
O lado bom é que a maioria das cachoeiras do parque possuem o cenário perfeito para tomar banho. Sem falar que você vai estar incluído em uma área verde e com lindas paisagens naturais.
Mirante linha da Serra
Esse é o destino mais procurado pelos viajantes que praticam o turismo religioso. Nesse Mirante está localizado o Santuário de Fátima, onde uma imagem de 27 m de altura, chama a atenção de turistas religiosos do Brasil inteiro.
Além de ter a fé como principal motivação, os visitantes ainda podem apreciar uma vista única da cidade a 950 m de altitude.
Fonte: awebic