Sabemos que é um dos estados de maior destaque no Brasil, graças as suas belezas naturais e contextos históricos. É por isso que hoje iremos falar de São João del Rei, uma cidade icônica e que é um dos melhores destinos para quem viaja até Minas.
Reunimos tudo sobre deslocamento, localização, atrações e melhores restaurantes e hospedarias para sua experiência ser completa! Também vale lembrar que o Brasil está cheio de roteiros fantásticos e você pode aprender mais sobre eles acompanhando nosso conteúdo.
São João del Rei: Cultura e beleza em um só lugar
As cidades históricas mineiras são um verdadeiro deleite para os turistas interessados em desbravar a construção social do Brasil. São João del Rei está entre as que mais evoluíram do ponto de vista econômico.
Quem vai até lá consegue imergir em arte, cultura e belezas naturais.
Tudo isso sem precisar abrir mão do conforto e da conveniência de cidades grandes. São João del Rei possui um comércio bem variado, pouco trânsito e muitas paradas históricas.
Tudo isso cercado pelos relevos da famosa Serra da Mantiqueira
A cidade também apresenta uma variedade surpreendente de estilos arquitetônicos, que não ficam restritos apenas ao Barroco.
Por uma ótica bem atual, podemos afirmar que São João del Rei é um exemplo de cidade atemporal. Mesmo com o passar de centenas de anos, ela consegue preservar tudo de bom que há de melhor no quesito cultural e que foi construído, e segue sendo, até os dias de hoje.
Esse é o verdadeiro reflexo de diversos ciclos econômicos que Minas Gerais já passou. Pensando em esclarecer qual a melhor maneira de curtir tudo isso, preparamos um guia completo, com tudo o que você precisa para apreciar as belezas de São João del Rei.
Como chegar até a cidade
Existem algumas maneiras de chegar ao destino. A principal delas é seguindo a rota que sai de pela BR-040. Os viajantes precisam ficar atentos a entrada logo após a cidade de Congonhas. Lá você precisa pegar a BR-383, para só assim chegar em São João del Rei.
A cidade também conta com o aeroporto Prefeito Otávio de Almeida Neves, localizado na zona norte e inaugurado em 2006. Apesar de ele ser um marco importante no desenvolvimento de São João del Rei, é difícil encontrar voos constantes e partindo de estados variados.
Sendo assim, a melhor opção para quem vem de outras partes do Brasil, continua sendo seguir para a capital mineira e só então pegar um transfer, taxi, ônibus ou veículo alugado para chegar até o destino.
Principais atrações turísticas
São João del Rei é uma verdadeira junção entre lindas paisagens, história, cultura e religiosidade. Tudo isso é facilmente identificado pelas atrações turísticas presentes na cidade. Confira as principais e já comece a montar seu roteiro.
Arquitetura
Como citado anteriormente, a arquitetura é um dos pontos mais enigmáticos de São João del Rei. A cidade passou por muitos ciclos econômicos e cada um deles deixou marcas registradas. Isso é facilmente observado nas construções históricas espalhada por lá.
Entre os antigos casarões coloniais estão o Sobrado Solar dos Neves, antiga casa de Tancredo Neves; e as igrejas de Nossa Senhora do Carmo, do Rosário e da Ordem Terceira de São Francisco.
Todas essas paradas merecem sua visita, principalmente a última, que conta com uma fachada esculpida pelo famoso artista mineiro, Aleijadinho.
Passeio de Maria-fumaça
O roteiro percorre São João del Rei e Tiradentes. Essas cidades são contempladas com belezas naturais estupendas e muita história!
No interior da Maria-fumaça está o Museu Ferroviário, que conta com acervo variado e que conta fielmente a importância desse meio de locomoção para o desenvolvimento da região.
Memorial Tancredo Neves
O memorial relembra a vida de um dos moradores mais icônicos da cidade. O espaço está localizado na Rua Padre José Maria Xavier e funciona das 9h às 17h, de sexta a domingo.
O roteiro é perfeito para quem viaja com toda a família. Os turistas interessados em história também vão curtir os registros e estátuas em homenagem a essa personalidade.
Turismo na natureza
As belezas naturais do interior de Minas são realmente impressionantes. Os aventureiros podem aproveitar as trilhas da Serra do Lenheiro, por exemplo. Também é possível apreciar grutas, cachoeiras e uma parte do sítio arqueológico presente no parque.
Gastronomia local
Se ainda faltavam argumentos para você visitar São João del Rei, tenho certeza que a culinária mineira irá te convencer. Esse verdadeiro patrimônio cultural está diretamente associado a experiência na cidade.
Dentre os pratos que não podem faltar estão o feijão tropeiro, frango com quiabo, frango ao molho pardo e os preparos feitos com ora-pro-nóbis, planta comestível não convencional, muito rica em proteínas.
e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Onde ficar em São João del Rei
Reunimos nesta lista as melhores pousadas e hotéis para garantir uma boa experiência enquanto você estiver na cidade. Escolha de acordo com o seu perfil de viajante ou orçamento.
- Pousada Raio do Sol;
- Pousada OYO Estrada das Águas;
- Pousada Beco do Bispo;
- Pousada Pé da Serra;
- Pousada Relicário.
Onde comer em São João del Rei?
Se a gastronomia é uma das principais atrações em São João del Rei, nada mais justo do que indicarmos os melhores estabelecimentos para curtir as delicias mineiras. Confira na lista a seguir:
- Villeiros;
- Espaço Libertastes;
- Rangout;
- Restaurante Chafariz;
- Cura Bar e Restaurante;
- Monte Alverne.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Melhor época do ano para visitar
O clima em São João del Rei costuma ser agradável em maior parte do ano. As temperaturas médias variam entre 8ºC e 32ºC. Quem busca dias ensolarados e um calorzinho agradável, deve optar pela viagem entre abril e setembro.
Também é muito comum que a cidade esteja lotada na semana santa. O interior de Minas é um dos lugares onde essa tradição é mais marcante. Nesse período ocorrem celebrações religiosas e atrações de lazer.
No final de julho, a Universidade Federal de São João del Rei, promove o Festival de Inverno da cidade. Nesse momento, as pessoas que amam cultura popular, podem mergulhar em um universo único e que representa bem as vivências em Minas Gerais.
Já os turistas gastronômicos devem optar por chegar na cidade entre o fim de agosto e o começo de setembro. É neste momento em que ocorre o Festival de Cultura e Gastronomia em Tiradentes, cidade vizinha e que também deve estar incluída em seu roteiro para uma experiência completa.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!