Existem muitas profissões e ofícios gratificantes no mundo. Trabalhar com resgate de animais selvagens está, com certeza, entre eles, pois cada vida salva é motivo de muita comemoração. Na praia de Palhoça (SC), uma tartaruga-verde foi resgatada em estado de saúde muito precário – para você ter uma noção, o seu casco estava infestado de mariscos e algas.
Esse tipo de infestação acontece quando as tartarugas não estão saudáveis e ficam boiando no mar, em baixa atividade. Pesquisadores da Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Universidade do Estado de Santa Catarina () fizeram uma avaliação do animal e concluíram que ele estava nesse estado já há algum tempo – o que caracteriza um quadro de “debilidade crônica”, segundo o .
Depois do resgate, a tartaruga passou por tratamento intensivo de estabilização e recebeu medicamentos para afogamento, hidratação e suplementação alimentar. Os profissionais também higienizaram sua carapaça e providenciaram uma alimentação baseada em algas para que ela recupere a sua saúde, melhore a flutuabilidade e o nado.
Assim que estiver melhor, poderá retornar ao mar. No estado atual, seria muito arriscado devolvê-la à natureza – sem se locomover adequadamente, a tartaruga poderia ser presa fácil para predadores e até mesmo vir a se acidentar ou sofrer uma nova infestação.
Esperamos que ela fique 100% logo e volte ao mar o quanto antes! Inclusive, tartarugas doentes e machucadas costumam aparecer com muita frequência nas praias do Brasil, infelizmente. Só para citar mais uma notícia recente,
De acordo com especialistas que trataram a tartaruga, é muito provável que ela tenha perdido a nadadeira em uma interação com atividade pesqueira – por exemplo, se chocando contra um barco, ficando presa em uma rede ou se machucando com um anzol de pesca. Como respondeu bem ao tratamento, o animal pôde ser devolvido à natureza.
Projeto Tamar
E não dá para falar de resgate de tartarugas e não citar o Projeto Tamar! Fundado em 1980, ele é reconhecido como uma das mais bem-sucedidas iniciativas de conservação de espécies marinhas do mundo todo.
O Projeto Tamar desenvolve ações de pesquisa, resgate e reabilitação das cinco espécies de tartarugas que habitam o litoral brasileiro. Além disso, a organização também faz ações de conscientização e educação ambiental da .
Você pode até não saber, mas tem um papel muito importante na conservação das tartarugas. Sabe que uma simples sacolinha jogada na rua pode ir parar no mar e causar a morte desses animais? Por isso mesmo, é tão importante jogar o lixo no lixo e ser consciente de que o futuro do planeta está em nossas mãos.
e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.