Muita gente confunde pele mista com oleosa ou seca, mas ela não é nenhuma nem outra. “Esse tipo de pele sofre, ao mesmo tempo, por ter uma parte oleosa e uma parte que pode até ficar seca”, explica o médico Jorge Menezes – CRM/MG 19854 (@esthetic.care), mestre em cirurgia plástica pela Universidade Federal de São Paulo. Por isso, ela exige uma avaliação médica, além de cuidados específicos.
O que é uma pele mista?
De forma geral, a pele é mista quando parte do território corporal ou facial produz uma oleosidade maior (geralmente na zona T, formada pela testa, nariz e queixo) do que no restante da pele. E o que acontece se uma parte da pele é oleosa e a outra é mais ressecada? Segundo o médico, pode ser que um pedaço da pele esteja superprotegido pela oleosidade, interferindo nas trocas que a pele deveria ter com o meio ambiente. E pode ser que outro pedaço comece a apresentar sinais de desidratação. “É importante lembrar que não é só a pele seca que pode apresentar problemas, mas a pele com excesso de oleosidade também”, alerta.
Como saber se a pele é mista?
Para ter certeza que sua pele é mista, é necessária a avaliação por um profissional – dermatologista ou cirurgião plástico – que realizará os exames necessários e poderá fornecer o diagnóstico adequado.
Contudo, existe uma forma caseira de se fazer uma primeira investigação: “na cultura popular, pega-se um papel absorvente, esfrega-o em pedaços do corpo e se verifica o encharcamento heterogêneo de gordura”, explica o médico. Se o papel apresentar uma presença de óleo diferente em cada pedaço da pele, pode ser que sua pele seja mista.
Quais são os principais cuidados para a pele mista?
Alguns cuidados são importantes, Jorge Menezes indica os principais:
- Evitar a exposição excessiva ao sol e à poluição.
- Adotar uma alimentação regrada, com muitas frutas, legumes e verduras que evitam a produção de oleosidade na pele.
- Manter cuidados locais e específicos com a pele, dando atenção a cada parte do corpo.
- Precaver-se em atividades fora de casa. Por exemplo, ambiente com ar condicionado muito intenso pode secar a gordura na pele, criando uma crosta supra cutânea que impede a pele de realizar trocas com o meio.
Rotina de skincare para pele mista, segundo o especialista:
“Como a pele é mista, é necessário um duplo cuidado: retirar a oleosidade excessiva na parte comprometida e hidratar a pele na parte mais seca, em busca de equiparar as regiões da pele”, conta o médico Jorge. Confira em detalhes a rotina de skincare para pele mista aqui!
Principais características de produtos para a pele mista:
Para que o tratamento da pele mista seja o mais eficiente, vale investir em produtos que sirvam para toda a pele do paciente, independentemente da região a ser aplicada.
-
Sabonete para pele mista
“Os sabonetes neutros e infantis são muito bons para serem usados, assim como os shampoos para crianças. É importante que os produtos tenham o mínimo possível de químicos e que tenham pH controlado”.
-
Hidratante para pele mista
“O ideal é que o hidratante tenha o mínimo de óleo. Se tiver alguns componentes como colágeno e vitaminas A e E é ainda melhor”.
-
Protetor solar para pele mista
“O protetor solar ideal é o oil free, que efetivamente não tenha presença de óleo para não intensificar o excesso na parte já mais oleosa da pele”.
Fonte: araujo